Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
Dmitri Medvedev tomou hoje posse como Presidente da Rússia numa cerimónia solene no Kremlin, perante mais de 2000 dignitários, substituindo assim Vladimir Putin, seu mentor político.
Com a mão direita sobre um exemplar da Constituição, o novo presidente jurou defender o Tratado Constitucional e os direitos dos cidadãos. "Juro (...) respeitar e defender os direitos e liberdades do Homem e do cidadão, cumprir e proteger a Constituição da Federação Russa, defender a soberania, a independência, a segurança e a integridade do Estado, servir lealmente o povo", disse o recém-empossado mandatário russo.
Medvedev, que chega ao cargo porque Putin assim o decidiu, põe fim oficial a oito anos de governo do seu mentor. A transferência de poderes não deixará, porém, o ex-agente do KGB numa situação alheada do poder. Putin sai da chefia do Estado mas vai encabeçar o partido oficial Rússia Unida, que servirá para blindar o seu futuro político como primeiro-ministro e consolidar a sua margem de manobra no país. Putin será, efectivamente, o novo chefe de governo e prepara uma reforma para o posto que lhe confira mais poderes, com a possibilidade de controlar os governadores provinciais.
Fonte da notícia: Público.pt Nota Pessoal:
Muda a cara mas o espírito comunista russo é e será sempre o mesmo, nada muda.
Etiquetas: Dmitri Medvedev, homem forte, presidente, Rússia