} Galeriacores Cartoon Notícias: Telemóveis podem ser minas de ouro

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

domingo, 4 de maio de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Telemóveis podem ser minas de ouro

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.

O fenómeno que dá pelo nome de «urban mining» consiste em procurar irídio e ouro dentro de velhos aparelhos electrónicos está a proliferar no Japão, escreve o jornal italiano Corriere della Sera. Esta actividade poderá tornar-se altamente produtiva tendo em conta a tendência para o aumento do preço dos metais preciosos.

O ouro e os metais preciosos são fundidos e revendidos sobre forma de barras e jóias ou utilizadas para os circuitos dos telemóveis, visto que são melhores condutores de que o cobre. Os outros materiais recuperados são reutilizados em novos produtos electrónicos. «Há metais mais ou menos preciosos, nós pretendemos reciclar o mais possível», explicou Tadahiko Sekigawa, presidente da Eco-System Recycling.

Segundo o estudo da Yokohama Metal Co Ltd, uma outra empresa de reciclagem, de uma tonelada de minerais em bruto obtêm-se apenas, em média, cinco gramas de ouro, enquanto de uma tonelada de telemóveis se obtêm 150 gramas ou mais. Na mesma quantidade há também 100 kg de cobre e 3 kg de prata.

A reciclagem electrónica é importante para o Japão que tem escassos recursos naturais com que alimentar a sua indústria de electrónica de centenas de milhões de dólares, mas dezenas de milhões de telemóveis velhos e outros aparelhos que todos os anos são deitados ao lixo.

«Para alguns trata-se apenas de uma montanha de lixo, mas para outros é uma mina de ouro», disse Nozumu Yamanaka, director do centro de reciclagem da Eco-Systems onde são tratadas toneladas de telemóveis. Na central de Honjo, a 80 km de Tóquio, os despojos electrónicos e industriais são inicialmente desmontados à mão e depois imersos em dissolventes químicos para eliminar os materiais não utilizáveis, o metal restante é depois refinado.

A Eco-Systems produz em média cerca de 200 a 300 kg de barras de ouro por mês, com um grau de pureza de 99,9%, a um valor que oscila entre os 5,9 e os 8,8 milhões de euros. Apesar do crescente interesse pelo ambiente e a reciclagem, o sector tem dificuldades em obter o número necessário de telemóveis para abastecer as suas centrais. Os 128 milhões de habitantes do Japão usam, em média, o telemóvel durante dois anos e oito meses, mas apenas 10 a 20% são reciclados por ano.

Fonte da notícia: IOL Portugal Diário
Nota Pessoal:
Pois é, aquilo que é simplesmente lixo para uns poderá efectivamente ser minas de ouro para outros. Não há dúvida nenhuma que estamos sempre aprendendo algo novo todos os dias.

Etiquetas: , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer