Para ver a animação clique nesta imagem e aguarde uns segundos. To view the animation click on this image and wait a few seconds.
Dezenas de pessoas marcaram presença, ontem, à noite, no auditório da Biblioteca Pública de Ponta Delgada, na sessão de homenagem ao escritor Dias de Melo, promovida sob o patrocínio da Presidência do Governo Regional dos Açores.
Para Carlos César tratou-se de um dever e um reconhecimento institucional do seu Governo para com um escritor que, nessa qualidade, mas também como homem e como cidadão, consolidou um imaginário açórico feito de mundividências populares e aprofundou, na sua obra de mais de meio século, uma estética combativa e socialmente empenhada.
O presidente do Governo, que deu, igualmente, um testemunho pessoal do convívio com Dias de Melo – de quem foi vizinho nos tempos da sua juventude e por quem afirmou sentir grande admiração – anunciou que o escritor vai ser agraciado, já no próximo dia 12, Dia dos Açores, com a insígnia autonómica de Reconhecimento, num acto de homenagem que foi aprovado, por unanimidade, pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
Já ontem à noite, e marcando a realização da homenagem a Dias de Melo, que decorreu em ambiente de grande emotividade e de carinho pelo escritor, Carlos César fez-lhe a entrega de uma salva de prata e de um diploma.
Fonte da notícia: GaCS Nota Pessoal:
O Professor Dias de Melo, natural da Ilha do Pico, tem obras publicadas em vários idiomas inclusive em inglês e japonês. De notar também que este escritor tem recebido ao longo dos anos várias condecorações, sendo uma delas a da "Ordem do Infante" que, aliás, lhe foi atribuída pelo então Presidente da República Dr. Mário Soáres. Eis ele aqui mais uma vez a ser condecorado por Carlos César, Presidente do Governo Regional dos Açores.
É, sem dúvida, mais um a seguir os passos de Vitorino Nemésio que muito enriquece a literatura portuguesa e nos prestigia a todos açorianos e portugueses em geral. Tomo a liberdade de deixar aqui também o meu bem haja a este nosso amigo escritor e poeta açoriano.
Etiquetas: Carlos César, Dias de Melo, escritor açoriano, homenagem, poesia, Poeta