} Galeriacores Cartoon Notícias: Ollie Johnston, o grande "cartoon animator" americano

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Ollie Johnston, o grande "cartoon animator" americano

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.

O nariz do Pinóquio, o chapéu do Peter Pan e o vestido da Branca de Neve e a cena da morte de Bambi são pormenores que não passam em branco para quem assiste aos filmes da Disney. São só alguns exemplos do trabalho de Ollie Johnston, o último representante da chamada "idade de ouro" dos criadores da Walt Disney que morreu na segunda-feira num lar de idosos, em Sequim, Washington, aos 95 anos.
Johnston, que participou nas primeiras longas-metragens de animação da empresa, fazia parte do grupo da elite de desenhadores de Walt Disney, baptizado pelo próprio de "Nine Old Man". Era o último representante vivo do conjunto de nove artistas responsável pelo trabalho de desenho de vários filmes da Disney a partir dos anos 30.
"Pinóquio", "Bambi", "Peter Pan" e "Branca de Neve e os Sete Anões" foram alguns dos filmes que contaram com os traços de Johnston, que trabalhou durante 43 anos para a Disney e participou também nas curtas-metragens de Mickey, antes de começar a contribuir para "os clássicos" da empresa.
Artista reconhecido
Ollie nasceu em 1912 em Palo Alto, na Califórnia, e desde cedo mostrou talento para o desenho. Frequentou o Chouinart Art Institute, em Los Angeles, e no último ano de curso, em 1935, a Walt Disney convidou-o para trabalhar nos seus estúdios.
Frank Tomas (falecido em 2004), que também fazia parte dos "Nine Old Man", foi colega de curso de Ollie e recebeu o mesmo convite de trabalho. "Branca de Neve e os Sete Anões", de 1937, foi o primeiro filmes que onde os dois trabalharam juntos, com Johnston a desempenhar o cargo de assistente de animação.
Com o filme "Song of the South", de 1946, Johnston tornou-se director de filmes de animação. Reformou-se em 1978, dedicando-se à escrita de livros sobre cinema de animação e aos comboios em miniatura. Chegou mesmo a construir uma linha no seu jardim, a "Carolwood Pacific Railroad", que serviu de inspiração para a a construção da linha de comboio da própria Disneyland.
Em 2005, recebeu, pelas mãos do presidente Bush, a Medalha Nacional das Artes, uma das maiores distinções artísticas nos EUA. Antes já tinha sido homenageado com o "Disney Legends Award", em 1989, e com um tributo da Academy of Motion Picture Arts and Sciences, em 2003.
Desenhou a morte da mãe de Bambi
Johnston foi responsável pela animação de uma das cenas do filme do Bambi que já deve ter feito chorar muitas gerações de crianças: a cena em que mãe do Bambi morre pela espingarda de um caçador.
Outros trabalhos de Johnston podem ser vistos em "Cinderela", "Alice no País das Maravilhas", "Bela Adormecida", "A Dama e o Vagabundo", "101 Dálmatas", "Mary Poppins" e "O Livro da Selva".
"Ollie fez parte de uma geração incrível de artistas, um dos verdadeiros pioneiros da nossa arte", disse em comunicado Roy Disney, sobrinho de Walt Disney.

Fonte da notícia: Público.pt

Nota Pessoal:
Ollie Johnston soube verdadeiramente tocar no coração dos mais novos com a sua arte criativa de banda desenhada. Sem dúvida um dos primeiros pioneiros do mundo da Walt Disney.

Etiquetas: , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer