Para ver a animação clique aqui neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.Astrónomos da Agência espacial norte-americana (NASA) identificaram o buraco negro mais pequeno até agora conhecido. O J1650 tem uma massa quatro vezes maior do que o nosso Sol e o tamanho aproximado de uma grande cidade.
“Há anos que os astrónomos tentam saber qual o tamanho mínimo possível de um buraco negro e este pequeno é um grande passo na resposta a esta questão”, comentou Nikolai Shaposhnikov, do Centro Espacial Goddard, da NASA, em Maryland.
Apesar da sua reduzida dimensão, a sua força gravitacional poderá ser maior do que muitos dos outros buracos negros identificados no centro das galáxias.
Shaposhnikov explicou que se alguém se aventurasse próximo do J1650 - na zona Sul da constelação Ara, na Via Láctea - a gravidade esticaria o seu organismo ao ponto de se parecer com um fio de esparguete.
O satélite da NASA Rossi X-ray Timing Explorer, aliado a uma nova técnica para estimar o tamanho do buraco negro, permitiu chegar a esta descoberta, anunciada numa conferência da Sociedade Astronómica Americana, em Los Angeles.
O novo método consiste em medir as oscilações do gás quente que se acumula à volta do buraco negro, quando este absorve a matéria.
Shaposhnikov e o seu colega Lev Titarchuk descobriram que o J1650 tem uma massa 3.8 vezes maior do que o Sol e um diâmetro de cerca de 24 quilómetros. “Isto torna o buraco negro num dos objectos mais pequenos encontrados fora do nosso sistema solar”, disse Shaposhnikov.
Antes do J1650, o buraco negro mais pequeno conhecido era o GRO 1655-40, com uma massa 6.3 vezes a do Sol.
Fonte da notícia: Público.pt
Nota Pessoal:
Um Buraco Negro que é, sem dúvida, mais um dos grandes mistérios do nosso Universo. Cosmologia e Física Quântica, são duas das grandes áreas que sempre me fascinaram imenso. Tanto que ainda há para descobrir nesta nossa inefável existência em que estamos inseridos. Ah, e depois do grande prazer que eu tive em fazer este cartoon animado, tendo em conta tudo o que o Sr. Bush tem feito ao longo de toda a sua presidência, confesso que não me importaria nada se ele fosse mesmo engolido por um destes Buracos Negros.
Etiquetas: Buraco Negro, Cosmologia, Física Quântica, George W. Bush