Para ver a animação clique nesta imagem e aguarde uns segundos. To view the animation click on this image and wait a few seconds.
A secretária regional açoriana do Ambiente e do Mar assegurou hoje, na Horta, que o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos será o “equipamento mais vanguardista” dos Açores, em termos tecnológicos.
Ana Paula Marques falava na cerimónia de assinatura dos contratos estabelecidos entre o Governo dos Açores e várias empresas da especialidade para o fornecimento do equipamento museológico destinado àquele centro de interpretação, cuja inauguração está agendada para 28 de Julho, Dia Nacional da Conservação da Natureza.
Segundo a governante, o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos vai funcionar como uma porta de entrada num circuito de “visitas vulcanológicas” pelo arquipélago, com ligação à Furna do Enxofre, Gruta do Carvão, Algar do Carvão, Furnas e Sete Cidades.
Ana Paula Marques revelou que o custo total da construção do Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, que o Governo pretende que seja uma obra “adequada à riqueza da história geológica dos Açores”, ascenderá a 6,5 milhões de euros.
Os vários contratos hoje assinados, no valor aproximado de 2,3 milhões de euros, dizem respeito à “componente científica e tecnológica” do centro de interpretação, com destaque para o Magic Planet, globo de grandes dimensões que permitirá visualizar fenómenos globais online, holograma do vulcão dos Capelinhos, filmes a três dimensões, maquetas dinâmicas e maquete da ilha do Faial.
Ana Paula Marques adiantou que, com este procedimento, ficaram assegurados os fornecimentos de grande parte das estruturas pedagógicas e de sensibilização ambiental que equiparão o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos.Fonte da notícia: GaCSNota Pessoal
É de extrema importância aquilo que o Governo Regional dos Açores tem feito e continua a fazer neste bem como noutros sectores regionais. O desenvolvimento turístico de qualidade que se quer para os Açores exige muitos investimentos nestas áreas estratégicas da nossa natureza arquipelágica. Há que semear agora para depois pudermos colher os frutos mais tarde. O meu bem haja ao Presidente Carlos César e a todo o seu governo.
Etiquetas: Açores, Faial, Vulcão, Vulcão dos Capelinhos