Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
Os heterónimos, o chapéu os óculos, a pose circunspecta e a figura longilínea que caracterizam Fernando Pessoa inspiraram o cartoonista uruguaio Hermenegildo Sábat. O resultado dessa inspiração são 21 aguarelas alusivas ao poeta português, que o artista expõe a partir de amanhã na casa onde Pessoa nasceu, no Largo de São Carlos, em Lisboa.
Sábat, um dos mais conhecidos artistas plásticos sul-americanos, vem a Portugal pela primeira vez para participar no World Press Cartoon, que também amanhã elege, em Sintra, o cartoon vencedor deste ano.
Mas pelas 17h, no coração de Lisboa, o cartoonista dá a conhecer a sua versão de Fernando Pessoa. A exposição destas 21 aguarelas, que serão também publicadas em livro, poderá ser visitada durante dois meses e tem entrada gratuita.
Sábat, de 75 anos, nasceu em Montevideu, no Uruguai mas reside na Argentina há mais de 40 anos. Tem mais de 20 livros publicados e dedica-se aos cartoons há 25 anos. Colaborador regular do diário argentino “Clarín”, tem trabalhos publicados nos mais prestigiados títulos da imprensa mundial como o “New York Times”, “L’Express” ou “O Globo” brasileiro. Foi vencedor, em 2005, do prémio da Fundação Novo Jornalismo Iberoamericano, dirigida pelo escritor Gabriel García Marquez.
Fonte da notícia: Público.pt
Nota Pessoal:
É bom que Fernando Pessoa, o grande poeta português, tenha servido de inspiração ao nosso amigo cartoonista uruguaio Hermenegildo Sábat. Tenho pena de não viver no Continente pois teria imenso prazer em visitar essa exposição. Viver nos Açores tem coisas boas e outras menos boas. Esta é obviamente uma das menos boas, é pena. Felizmente, graças ao Jornal Público, temos acesso a um excelente foto slideshow. Aqui neste link. Etiquetas: cartoonista, exposição, Fernando Pessoa, Hermenegildo Sábat, Uruguaio