} Galeriacores Cartoon Notícias: Vaticano anuncia congresso sobre as teorias da evolução

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Vaticano anuncia congresso sobre as teorias da evolução

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.

Açores, Azores, Azoren, ilhas, passeios, ilhas, Ponta Delgada, Angra, Faial, Graciosa, Portugal
Secularização, ciência e fé em debate numa assembleia de três dias, com a presença do Patriarca de Lisboa.

O “ministro da Cultura” do Papa, Arcebispo Gianfranco Ravasi, anunciou hoje a realização de um congresso internacional sobre “as teorias da evolução”, com o objectivo de “juntar ciência, teologia e filosofia”.

O Conselho Pontifício para a Cultura (CPC) iniciou esta Quinta-feira uma assembleia de três dias, para analisar “os desafios da secularização para a Igreja e na Igreja”. Entre os participantes neste evento conta-se D. José Policarpo, Cardeal-Patriarca de Lisboa.

Na abertura dos trabalhos, o presidente do CPC revelou a intenção de reunir, em Roma, “figuras altíssimas da ciência, também prémios Nobel, grandes teólogos e grandes filósofos”. O Congresso terá lugar na Universidade Pontifícia Gregoriana.

A discussão em torno da Criação e da Evolução ganhou uma nova dimensão quando, em Setembro de 2006, Bento XVI convocou os seus antigos estudantes de Teologia para Castel Gandolfo, a fim de discutirem as questões suscitadas pelo tema. O teólogo português Henrique de Noronha Galvão, antigo aluno de Joseph Ratzinger, foi um dos participantes do encontro à porta fechada, do qual resultou já um livro, “Schoepfung und Evolution” (Criação e Evolução).

Aí, Bento XVI voltou a abordar a questão, considerando que ciência e fé não têm de estar em confronto: Deus criou a vida e esta evolui. O Papa afirma que a teoria de Charles Darwin não pode ser provada completamente, enaltece o progresso científico e não aprova as visões dos defensores do criacionismo.

A Igreja Católica, com o avanço da exegese bíblica, tem hoje uma leitura da Bíblia muito diferente da que oferecem algumas Igrejas Cristãs, não vendo nos dois relatos da Criação no Génesis (apenas um deles faz referência aos famosos 7 dias) uma explicação científica para a origem do universo.

Jovens e Internet

D. Ravasi indicara, em entrevista ao Osservatore Romano, que a Igreja quer abrir-se ao diálogo “com a ciência, a filosofia, a economia”.

Este responsável defende a necessidade de haver “menos catedráticos e mais jovens” nos grandes eventos culturais e alerta para a linguagem que é utilizada “na comunicação eclesial”, mostrando-se aberto “à vanguarda e à experimentação no campo artístico”.

Neste contexto, o Arcebispo Ravasi propõe “mais investimento” na Internet, onde fóruns e blogues “abrem enormes espaços de confronto com as grandes questões existenciais e religiosas” do ser humano”.

“O uso da Internet ensina-nos gradualmente, também, uma linguagem mais imediata e mais directa para nos dirigirmos às pessoas, em particular aos jovens”, assinala.

O Arcebispo sublinha a importância dos meios de comunicação social e fala da vontade do CPC em “desempenhar um papel cada vez mais decisivo na relação crucial entre fé e modernidade”.
“A nossa missão fundamental deve ser a de trazer de volta ao homem de cultura e de ciência o gosto pelas perguntas iniciais, que vêm antes das escolhas técnicas”, adianta.

O problema da secularização será abordado levando em conta sobretudo a sua dimensão cultural, às vezes conjugada em termos de secularismo.

Este secularismo, refere uma nota do CPC, não só nega explicitamente a presença de Deus, mas se manifesta também “numa mentalidade na qual Deus está ausente, total ou parcialmente, da vida e da consciência humana”.

Fonte da notícia: Agência Ecclesia

Etiquetas: , , , ,

1 Comentários:

Blogger PDivulg disse...

Infelizmente ainda há muitos que vêem a bíblia como um livro científico...

07 março, 2008 07:47  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer