International Internet Day
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds
Hoje assinala-se o Dia Internacional da Internet. Entre nós e por todo o mundo, a rede mundial de computadores é utilizada por gente de todas as idades e profissões.
A Internet provocou uma «mudança radical» na vidas das pessoas. Quem o garante é o presidente da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).
«Hoje em dia assistimos a um mundo onde as pessoas até uma certa idade têm que estar sempre ligadas à Internet para ler e-mail, para se actualizarem, para comunicarem com os amigos, para saberem onde é o restaurante onde querem ir», sublinhou Pedro Veiga à LUSA.
O Presidente da FCCN esteve desde sempre ligado à introdução da Internet em Portugal. Foi um dos professores universitários que na década de 80 participaram no desenvolvimento de redes para efeitos de investigação, e conta que a «explosão» da grande rede para o público em geral se deu em 1995.
Actualmente, Pedro Veiga preside o ramo português da Internet Society, uma organização que dinamiza a Internet a nível mundial, e destaca o peso que as novas tecnologias representam na sociedade: «Muita gente discute hoje se não terá sido o impacto da Internet e do que ela permite, nomeadamente com as redes sociais, que provocou os acontecimentos recentes no mundo árabe».
Mas Pedro Veiga lembra também que a forma de conexão global que revolucionou o Mundo pode acarretar alguns riscos. «Vejo alguns perigos à nossa frente como as tentativas de governos e grandes grupos económicos controlarem mais a Internet e isso vai limitar a liberdade de escolha das pessoas» afirma, garantindo não estar a referir-se «apenas a governos de países não democráticos».
Assinala-se esta terça-feira o Dia Mundial da Internet. No final de 2010, Portugal tinha 2,6 milhões de utilizadores de Internet em banda larga móvel e 2,1 milhões de Internet fixa. O número de cibernautas portugueses tem vindo a crescer, tendo-se registado um crescimento de 18,9 por cento em relação ao último trimestre de 2009.
Fonte: TVI24