} Galeriacores Cartoon Notícias: Faz hoje 50 anos que primeiro homem viajou no Espaço

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Faz hoje 50 anos que primeiro homem viajou no Espaço

50 years ago Yuri A. Gagarin was the first man to travel into Space Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos

To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds

O mundo recorda hoje a primeira viagem de um ser humano ao espaço. Foi há exatamente cinquenta anos que o cosmonauta soviético Yuri Gagarine deixou a terra a bordo de uma cápsula Vostok e circundou o planeta, regressando depois à superfície são e salvo. O momento foi um marco na história da humanidade e manteve a URSS na dianteira da corrida espacial, até à chegada à lua dos americanos oito anos mais tarde.


A 12 de abril de 1961, com as palavras “vamos a isto” Gagarine embarcou na sua viagem, a bordo de uma minúscula cápsula espacial de apenas dois metros de diâmetro. Aos 27 anos de idade o cosmonauta circundou a terra durante 108 minutos, antes de reentrar na atmosfera e se ejetar, descendo de paraquedas numa planície do centro da Rússia.


Tal como tinha acontecido em 1957, quando o Sputnik se tornou no primeiro satélite artificial a circundar a terra, a notícia da chegada de um russo ao cosmos foi recebida com espanto em todo o mundo e com apreensão nos Estados Unidos, envolvidos na guerra fria com a União Soviética.

A notícia provava, para além de qualquer dúvida, que a América se tinha deixado atrasar tecnologicamente em relação aos soviéticos. Só dez meses depois os EUA conseguiram responder, tendo o astronauta John Glenn sido o primeiro americano a chegar ao espaço.

Proeza de Gagarine acelerou ida à Lua

O voo bem-sucedido de Gagarine contribuiu para energizar o programa espacial americano, que viu reforçados os seus recursos num esforço para recuperar o tempo perdido.

O resultado viria a ser a chegada à lua dos primeiros astronautas americanos a 20 de julho de 1969. Algo que talvez nunca tivesse acontecido, se não fosse pela concorrência feroz entre as duas superpotências da época.

Yuri Gagarine não viria a assistir a isto. A 27 de março de 1968, ele e o seu instrutor de voo morreram na queda do MIG-15 que pilotavam, durante um voo de treino de rotina, num acidente cujas causas nunca foram completamente explicadas.

Por essa altura já o esforço soviético estava órfão. O pai do programa espacial, Sergei Korolev tinha morrido em 1966 deixando sem direção central os planos para bater os Estados Unidos na chegada à Lua.

"Era do ouro" da conquista espacial

Korolev era para os soviéticos o mesmo que Werner von Braun para os americanos. Foi ele que desenhou o foguetão R7 que colocou em orbita o Sputnik e a cápsula de Yuri Gagarine. Sem a presença da sua forte autoridade, os recursos nacionais diluíram-se em vários esquemas rivais para atingir a superfície lunar.

Os cinquenta anos da chegada ao espaço de Yuri Gagarine são por isso uma recordação de uma era de ouro e estão a ser comemorados na terra, em órbita e no ciberespaço.

Um vídeo feito a partir da Estação Espacial Internacional (ISS) a recriar, em tempo real, a órbita seguida há meio século por Gagarine foi divulgado no youtube, quando eram 9H07 da manhã em Moscovo, a hora a que se deu o histórico lançamento.

Heroi nacional da Rússia

Por toda a Rússia o aniversário está a ser celebrado com grande pompa. Meio século depois, Gagarine continua a ser um herói nacional e a simbolizar a dominação soviética na conquista do espaço.

Fogo-de-artifício, exposições e concertos celebram a ocasião e a agência espacial russa Roskosmos convidou cerca de quarenta representantes de agencias espaciais estrangeiras para celebrar a data no museu dos cosmonautas em Moscovo.

O presidente Dmitri Medvedev deslocou-se ao centro de controlo dos voos espaciais para falar em direto com a atual equipagem da estação espacial internacional e distribuiu condecorações a cosmonautas e veteranos do programa espacial russo durante uma cerimónia no kremlin.

Paralelamente, o primeiro-ministro Vladimir Putin também recordou o feito de Gagarine durante uma deslocação à Ucrânia. Putin tinha esta semana declarado que Yuri Gagarine foi “um homem que mudou o mundo”.

E de facto assim foi: Antes de Gagarine não se sabia ao certo se um ser humano poderia resistir às condições do espaço. Havia quem dissesse que a ausência de gravidade podia provocar a loucura, ou que as forças G da aceleração, durante a descolagem e a reentrada, esmagariam o corpo humano, para não falar dos receios dos efeitos da radiação do espaço. O seu regresso com vida provou que tudo isso era infundado e que o espaço não era algo tenebroso a ser temido.

EUA voltam a ceder lugar à Rússia no Espaço

Por ironia do destino, o ano em que a presença humana no espaço completa meio século é também aquele que a Rússia voltará a ser o único país a poder enviar astronautas e cosmonautas para a Estação Espacial Internacional, já que os Estados Unidos vão reformar os últimos dos seus vaivéns espaciais que ainda estão ao serviço.

Mas a idade de ouro da dominação russa está longe, já que o país reduziu substancialmente os investimentos nesta matéria e o seu programa espacial tem registado vários fracassos.

Moscovo tenciona recuperar do atraso e o Governo desbloqueou 800 milhões de dólares, para construir até 2018 um novo cosmódromo no leste da Rússia, perto da fronteira chinesa. Atualmente a maioria dos foguetões russos continuam a ser lançados da antiga base soviética de Baikonur, no Cazaquistão, de onde partiu Yuri Gagarine em 1961.

No entanto já lá vai o tempo em que o espaço era o monopólio das duas superpotências, Atualmente há outros competidores, como a Europa, a China ou a Índia, cada um deles com uma visão própria do que deve ser a conquista espacial.

Fonte da notícia: RTP

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer