} Galeriacores Cartoon Notícias: Primeiro guia português para aerofóbicos

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

domingo, 11 de julho de 2010

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Primeiro guia português para aerofóbicos

Aerophobics
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



É um manual para voar sem medo com 300 páginas, escritas por oito especialistas. Tem dicas, testemunhos e informações técnicas.

"Queira sentar-se e apertar o cinto, pois vamos dar início a uma pequena viagem pelos bastidores do medo de voar, fazendo diversas paragens e reflexões sobre as viagens aéreas, a segurança de voo, a manutenção aeronáutica e os mecanismos psicológicos do medo. Venha connosco." Estas são as palavras de introdução ao guia "Voar sem medo" que é apresentado hoje, nas instalações do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, em Lisboa.

"Este livro tinha mesmo de ser feito", reclama a psicóloga clínica e especialista em fobia de voo, Cristina Albuquerque, que é a autora principal do "primeiro livro português, escrito por especialistas nacionais" e que considera que os profissionais ligados à aviação devem estar mais sensibilizados para estes problemas deste passageiros especiais. Responsável por uma consulta em fobia de voo, Cristina Albuquerque trabalha nesta área há 18 anos e já atendeu "centenas de pessoas". "Ter medo de voar pode ser um problema muito grave para as pessoas. Pode suspender carreiras profissionais", refere a psicóloga que desaconselha a estratégia de enfrentar o medo e, simplesmente, entrar no avião e aguentar. "O medo pode crescer se continuar a ter más experiências e torna-se mais difícil de tratar", avisa.

"Na maioria dos casos, o tratamento para esta fobia é eficaz", garante, revelando que a terapia envolve várias frentes de ataque. "É preciso fornecer informação sobre os aspectos técnicos de aviação e também realizar uma análise funcional para perceber os mecanismos psicológicos subjacentes à fobia", diz. Depois são ensinadas técnicas de controlo de ansiedade (exercícios de distracção cognitiva, respiratórios e de relaxamento muscular, por exemplo) e, por fim, há o chamado "voo terapêutico" que pode ser realizado na companhia do terapeuta. Geralmente, segundo a especialista, a "cura" da fobia pode demorar entre cinco e dez sessões.

Mas, afinal, não basta ler este novo livro para ultrapassar o medo? "Não, o livro é só uma ajuda, não se trata de um manual de instruções", diz Cristina Albuquerque, esclarecendo que a obra pode facilitar mas não substitui o programa terapêutico. Como? O livro tem informação técnica e explica, por exemplo, o que é a turbulência e outras questões que podem sustentar o medo do passageiro. Tem ainda estatísticas. "Outra maneira de confirmar a segurança do transporte aéreo é realçar que nos Estados Unidos e na Europa 99,999999% de todos os passageiros chegam ao seu destino em segurança", podemos ler. É essencial "transmitir confiança", sublinha a especialista. Mas tem mais. Há vários relatos de aerofóbicos - "com os quais um leitor com medo de voar se poderá identificar" - e muitas dicas do que se deve e não deve fazer. Exemplos? Esqueça o álcool e os comprimidos, beba muita água (ajuda a diluir a adrenalina no corpo), durma bem na véspera da viagem, leve a sua música favorita, converse com o companheiro do lado e não fique obcecado com os movimentos e expressões da tripulação a pensar que algo pode estar a correr mal.

É certo que há vários tipos de aerofóbicos e graus de aerofobia. Há medos que se arrastam há muitos anos e outros assentes numa má viagem. Há aerofóbicos que sofrem em silêncio, outros têm ataques de pânico, outros "enfrascam-se em comprimidos ou refugiam-se no álcool" e outros ainda ficam simplesmente nervosos e presos às cadeiras. Voar vai contra a natureza e a reacção é natural. Aliás, segundo o guia hoje apresentado, "há mesmo quem diga que só existem dois tipos de passageiros: os que têm medo e os mentirosos..."


Fonte: Publico

Etiquetas: , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer