Prehistoric marine monsters
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
Foi descoberto no Peru um fóssil de um cachalote gigante que viveu há 12 milhões de anos, revela um artigo publicado esta quarta-feira na revista Nature, citado pela AFP.
O «monstro marinho» agora descoberto foi baptizado de «Leviathan Melvillei», numa homenagem a Herman Melville, autor do famoso «Moby Dick».
Este é «o maior cachalote fóssil já encontrado, com dentes colossais», de até 36 cm de comprimento, «10 cm a mais que os dentes dos maiores cachalotes actuais», explicou Olivier Lambert, principal autor do estudo.
O fóssil foi descoberto por uma equipa de paleontólogos de várias nacionalidades em Novembro de 2008, no deserto da região de Ica, no sul do Peru.
Até agora, só se tinham encontrado alguns dentes isolados desta espécie no Chile. Desta vez, foi encontrada uma «mandíbula inferior, boa parte do crânio e dentes», mas nada do esqueleto além do crânio, o que obriga os cientistas a calcular o comprimento do animal.
Com um crânio de três metros, o comprimento do «Leviathan Melvillei» é estimado entre 13,5 e 17,5 metros.
Este «monstro» comia baleias e tinha um adversário temível: «Um tubarão gigantesco, muito maior que o actual tubarão branco, com um comprimento de 12 a 15 metros», contou o cientista.
Fonte: IOL