Europe waits outcome of Lisbon Treaty vote in Ireland
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
Os irlandeses votam esta sexta-feira em referendo o Tratado de Lisboa. As últimas sondagens apontam para uma vitória do «sim».
Um ano e três meses depois de terem «chumbado» em referendo a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, a máquina europeia aguarda com expectativa o resultado da votação de hoje. O «não» venceu no último referendo com 53 por cento mas, após as alterações exigidas pela Irlanda, que envolvem a manutenção de um comissário e da autonomia política interna em matérias como a neutralidade, fiscalidade, direitos laborais e aborto, mais irlandês pensam ceder ao Tratado de Lisboa.
As últimas sondagens, divulgadas no fim-de-semana passado, dão vantagem ao «sim», com 55 por cento a 68 por cento de intenções de voto, sobre o «não», que regista 17 por cento a 27 por cento das intenções de voto. O primeiro-ministro Brian Cowen dramatiza a situação e diz que se os irlandeses votarem «não» ao Tratado de Lisboa lançarão uma «grande incerteza» sobre o futuro da União Europeia.
O futuro revela-se incerto mesmo que a Irlanda opte pelo «sim». Na República Checa 17 senadores eurocépticos, fiéis ao ainda mais eurocéptico presidente Vaclav Klaus, desafiaram nesta semana o Tribunal Constitucional checo a garantir que o Tratado de Lisboa não fere a lei fundamental do país. Na Polónia, o chefe de Estado Lech Kaczynski - que tão pouco partilha grande entusiasmo pelo projecto europeu - recusou-se até agora a assinar o decreto que completaria o processo de ratificação do novo Tratado na Polónia.
Mesmo que a Irlanda vote «sim», ficam por resolver duas situações que podem comprometer a entrada em vigor das novas regras que, a partir de 2010, provocarão a maior ruptura de sempre no modelo de governação da União Europeia.
Fonte: Jornal Digital
Etiquetas: animation gif, Cartoon, EU, Irlanda, Lisboa, Referendo, Tratado, votação