} Galeriacores Cartoon Notícias: PS à frente nas sondagens

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


PS à frente nas sondagens

Portuguese Socialist Party leading the way on Legislative Elections 2009
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos.
To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.



A dois dias das legislativas, o PS lidera folgado as intenções de voto, agora a oito pontos percentuais do PSD. Em relação à sondagem da Universidade Católica, publicado pelo DN há uma semana, os socialistas mantêm os 38%, enquanto o partido de Manuela Ferreira Leite desce dois pontos. O BE (11%) perde um ponto, mas está firme na terceira posição.


Com estas previsões, os socialistas elegem 100 deputados (ficam a 16 da maioria absoluta), o PSD 80 e o BE (8 deputados em 2005) ocupará 22 lugares no Parlamento. O CDS-PP terá 15 deputados e a CDU 13. Se domingo as previsões coincidirem com os resultados reais, José Sócrates apenas com dois partidos poderá formar uma eventual maioria absoluta: PSD ou BE.

A estratégia do voto útil, que o PS e PSD usaram nos últimos dias de campanha, parece não ter colhido a simpatia do eleitorado. Nesta sondagem da Universidade Católica para o DN, JN , RTP e Antena 1, realizada entre os dias 17 e 22 de Setembro, o CDS-PP (8%) sobe um ponto percentual e a CDU mantém os 7% da última pesquisa.

Em relação à última sondagem da Universidade Católica, regista-se uma descida significativa do número dos que dizem que poderão votar mas ainda não decidiram em quem (são 12% da amostra). E há um aumento de quatro ponto percentuais daqueles que “de certeza” irão votar - sendo agora 69%.

Ficha técnica - Esta sondagem foi realizada pelo Centro de Sondagens e Estudos de Opinião da Universidade Católica (CESOP) para a Antena 1, a RTP, o Jornal de Notícias e o Diário de Notícias entre os dias 17 e 22 de Setembro de 2009. O universo alvo é composto pelos indivíduos com 18 ou mais anos recenseados eleitoralmente e residentes em Portugal Continental. Foram seleccionadas aleatoriamente 48 freguesias do país, tendo em conta a distribuição da população recenseada eleitoralmente por regiões NUT II (2001) e por freguesias com mais e menos de 3200 recenseados. A selecção aleatória das freguesias foi sistematicamente repetida até que os resultados eleitorais das eleições legislativas de 2002 e 2005 e europeias de 2009 nesse conjunto de freguesias, ponderado o número de inquéritos a realizar em cada uma, estivessem a menos de 1% dos resultados nacionais dos cinco maiores partidos. Os domicílios em cada freguesia foram seleccionados por caminho aleatório e foi inquirido em cada domicílio o mais recente aniversariante recenseado eleitoralmente na freguesia. A intenção de voto foi recolhida através de boletim simulado e voto em urna. Foram obtidos 4367 inquéritos válidos, sendo que 55% dos inquiridos eram do sexo feminino, 38% da região Norte, 19% do Centro, 30% de Lisboa e Vale do Tejo, 7% do Alentejo e 5% do Algarve. Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição da população com 18 ou mais anos residente no Continente por sexo (2007) e escalões etários (2007), na base dos dados do INE, e por região e habitat na base dos dados do recenseamento eleitoral. A taxa de resposta foi de 68%.* A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 4367 inquiridos é de 1,5%, com um nível de confiança de 95%.





Fonte: DN

Etiquetas: , , , , , , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer