Para ver a animação clique neste cartoon gif and wait a few seconds. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
São vários e difíceis, os desafios económicos que o novo governo de Angela Merkel tem pela frente.
Apesar da maior economia da Europa estar a sair da recessão, os próximos meses não vão ser fáceis com o investimento e o consumo em contracção.
A vitória eleitoral da CDU não surpreendeu ninguém e na bolsa tudo deve continuar a ser “business as usual”. Como explica um analista o país “vai ter um governo mais amigo do mercado. Isso será bom para as acções mas se olharmos para o elevado nível de endividamento na Alemanha, todas as reformas políticas ficam condicionadas”.
Os liberais do FDP, que vão aliar-se à CDU, prometeram cortes nos impostos, um compromisso que Merkel já reafirmou que vai cumprir. Mas como avança outro perito, “o novo governo vai ter um grande problema. Prometeram cortes nos impostos e vão ter de cumprir. Mas se olharem com atenção as contas, verificam que o défice vai continuar a crescer fortemente”.
Défice em alta, os bancos que estão a emprestar menos dinheiro às empresas, indicadores que apontam para a contracção do investimento e do consumo nos próximos meses, ainda para mais sabendo-se que os planos de conjuntura, que deram vários presentes fiscais aos alemães estão a terminar, como é o caso do prémio para o abate de automóveis.
<-BR>
O cenário económico promete dar muitas dores de cabeça à equipa dos democratas-cristãos e liberais até porque se o investimento e o consumo vão estar em contracção, a perspectiva é para o aumento do desemprego em 2010 de 8,1% para 10,3%.
Fonte:
EuronewsEtiquetas: Alemanha, Angela Merkel, animation gif, Cartoon, elections, Germany, politics