GORDON BROWN'S WORST NIGHTMARE
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, está a braços hoje com a necessidade de fazer uma profunda remodelação governamental – de sucesso crucial para a manutenção do Executivo – após a demissão apresentada por cinco ministros nos últimos três dias. A mais recente, do ministro do Trabalho, James Purnell, data de ontem e constituiu uma machadada violenta, apresentada em carta aberta de demissão, com um desafio a Brown para que ele deixe o poder.
Esta demissão de Purnell veio fragilizar ainda mais a autoridade do chefe do Executivo, não há muito elogiado pelos esforços feitos para estabilizar o sistema financeiro global, e abre a porta a um cenário em que Brown pode não ser mais capaz de manter o Governo trabalhista, ao fim de apenas dois anos de mandato.
Esta crise é ainda mais aguçada pelo desenlace das eleições locais de ontem no país, das quais o Labour terá saído com uma significativa derrota de acordo com os resultados preliminares divulgados: terão perdido uns 23 deputados nas 34 concelhias locais que foram a votos. Os valores finais do sufrágio serão conhecidos esta tarde. E também se perspectiva um mau resultado para o Labour, que só será conhecido no domingo, nas eleições para o Parlamento Europeu que se realizaram também ontem no Reino Unido.
A remodelação governamental, confirmada esta manhã às agências noticiosas pelo porta-voz de Downing Street, e que deverá ser anunciada nas próximas horas, é vista como a última hipótese de Brown reconquistar a autoridade num partido que, cada vez mais, parece amotinar-se contra o líder.
Mas a capacidade de manobra de Brown – já em dificuldades, com baixas taxas de aprovação e que desde 2007 convive com os rumores de um golpe político interno entre os trabalhistas – ficou largamente reduzida com a demissão de Purnell, assim como já antes da ministra do Interior, Jacqui Smith, e da ministra das Comunidades, Hazel Blears.
Uma eventual queda do Governo de Brown aumentará ainda mais a pressão sobre o Labour para marcar eleições legislativas antecipadas, previstas para daqui a um ano. Isto numa altura em que os conservadores levam clara vantagem nas sondagens e se apresentam, assim, como favoritos a uma vitória e a um regresso ao poder executivo pela primeira vez desde 1997.
Fonte:
Público.ptEtiquetas: animation gif, British, Cartoon, England, Gordon Brown, James Purnell, Labour, nightmare, pesadelo, politics, Prime-minister, UK