BULLYING AFFECTS 2 MILLION EUROPEAN CHILDREN
Para ver a animação clique neste cartoon gif e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon gif and wait a few seconds.
O bullying afecta dois milhões de crianças em toda a Europa. Os dados foram apresentados, esta terça-feira, por Werner Katwijk, director da Ouders & Coo, uma associação holandesa de pais cristãos, no seminário «Bullying - Prevenção da violência na escola, no trabalho e na sociedade», promovido pela Fundação Pró Dignitate.
Citado pela Agência Lusa, o especialista diz que o bullying é uma guerra silenciosa que atinge muitos lares portugueses e «arruína a vida» de cerca de 40 mil crianças. «Os efeitos de bullying são graves e causam falta de auto estima. As pessoas sentem-se insignificantes e sem valor», disse Katwijk, alertando que o fenómeno arrasta elevados custos para o Estado.
Katwijk citou um estudo realizado em 2000 na Holanda, de acordo com o qual, dos 2,4 milhões de crianças holandesas, 385 000 eram vítimas de bullying por outras crianças. Entre estas, 75 000 foram de tal forma vítimas de violência física e psicológica que a vida escolar se tornou um inferno. O especialista diz que estas crianças acabaram por ter de repetir um ano na escola e representaram um custo médio para o Estado de nove mil euros.
Além disso, acrescentou Werner Katwijk, uma criança vítima de bullying vai enfrentar muitos problemas durante a vida: desde distúrbios na alimentação, desemprego, problemas de relações humanas, o medo de terem os seus próprios filhos e um elevado risco de suicídio como resultados destes traumas.
Da escola para o trabalho
O estudo holandês revela que o bullying não atinge só crianças, há também muitas vítimas no local de trabalho. de acordo com a investigação, cerca de 300 mil trabalhadores eram vítimas deste fenómeno no local de trabalho, o que representa um custo anual de cerca de 12 milhões de euros naquele país.
Katwijk disse que o custo médio de um trabalhador vítima de bullying é de 50 mil euros. «Se compararmos a Holanda com Portugal e se partirmos do princípio de que a média do trabalhador português é semelhante ao holandês os resultados serão parecidos», sublinhou.
Fonte:
IOL Diário Etiquetas: animation gif, bullying, Cartoon, crianças, Escolas, Fenómeno, jovens, prevenção, schools, violência, Werner Katwijk