UNITED NATIONS ACCUSES ISRAEL FOR GAZA ATTACKS
Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
As forças armadas de Israel foram responsáveis por sete ataques a escolas e instalações da Organização das Nações Unidas (ONU) durante a ofensiva militar contra a Faixa de Gaza, em dezembro e janeiro passados, nos quais usaram fósforo branco e causaram danos superiores a US$ 10 milhões (R$ 21,3 milhões).
A acusação foi feita ontem em relatório divulgado pela organização, que pediu indenização. Em um dos ataques, 40 pessoas morreram. O Ministério das Relações Exteriores de Israel disse que o relatório é “tendencioso”.
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, disse que o propósito da investigação, que ele descreveu como “independente”, foi de estabelecer o que de fato ocorreu.
Israel lançou a ofensiva em Gaza em 27 de dezembro, com o objetivo declarado de encerrar os ataques com foguetes lançados por militantes de Gaza em território israelense. A ação de 22 dias deixou mais de 1,3 mil palestinos mortos.
Também ontem, o Comitê da ONU contra a Tortura denunciou a existência em Israel de um centro secreto de detenção e interrogatório – a chamada “instalação 1391”, inacessível para o Comitê Internacional da Cruz Vermelha. O comitê recebeu denúncias de torturas e maus-tratos no local. Israel diz que o centro não é usado há anos.
O comitê também se mostrou surpreso com o fato de que a chamada “prisão administrativa” sem julgamento tenha sido qualificada por Israel como “excepcional”, já que “900 palestinos estão sob essa detenção administrativa desde 2007”.
Fonte:
Diário CatarinenseEtiquetas: animation gif, Ban Ki-moon, Cartoon, denúncias, Faixa de Gaza, Israel, ofensiva militar, ONU, palestinianos, tortura, Un