Worldwide swine pandemic closing in
Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou para o nível 5 o alerta porcausa da gripe suína ficando agora a um passo do seu nível máximo, o 6, que significa que uma pandemia está iminente.
O nível cinco foi anunciado após uma reunião, ontem em Genebra, no final da qual a directora-geral da OMS, Margaret Chan, considerou «iminente» umapandemia de gripe suína. O anúncio foi feito às 21 horas, depois do fim da reunião do Comité de Urgência da organização, constituído por cerca de 15 peritos internacionais.
A directora-geral da Organização Mundial de Saúde, alertou para o facto do vírus desta estirpe da gripe suína ser «imprevisível» e apelou aos países para que activem planos para uma situação de pandemia mas tentou não lançar o pânico alertando para o facto de que o «mundo está melhor preparado do que em qualquer momento da história para enfrentar uma pandemia».
O critério principal para anunciar um nível de alerta deste tipo é a doença ter desenvolvido dois focos autónomos em dois países diferentes. Já existem casos localizados de contágio pessoa a pessoa o que indica que «o vírus se está a adaptar gradualmente melhor ao hospedeiro humano», diz uma nota da Direcção-Geral da Saúde. Espanha confirmou o que se pensa ser o primeiro contágio secundário identificado deste vírus num rapaz que foi infectado na Catalunha e cuja namorada acabara de regressar do México. Além deste contágio também contribuiu para o elevar do nível de alerta o facto de estarem a espalhar geograficamente os infectados e um caso de morte nos Estados Unidos.
Ontem houve confirmação de uma vítima da gripe suína fora das fronteiras mexicanas. Uma criança de 23 meses que chegou ao Texas com a família a 4 de Abril, proveniente da Cidade do México, começou a apresentar sintomas da gripe passados quatro dias. Segundo os serviços de saúde do Texas, a criança já apresentava algum tipo de sintomatologia quando entrou nos Estados Unidos. Faleceu na madrugadade terça-feira e os testes realizados revelaram tratar-se de gripe suína.Segundo a OMS nove países declararam 148 casos confirmados de gripe suína.
A Áustria reportou um caso, o Canadá 13, a Alemanha três, Israel tem dois casos confirmados, a Nova Zelândia três, Espanha tem quatro e o Reino Unido cinco. Os Estados Unidos são o país que mais casos reportados tem, a seguir ao México, e em algumas regiões dos estados da Califórnia e do Texas foi declarado o estado de emergência. Neste momento o número de infectados pelo H1N1 nos Estados Unidos é 91.
Fonte: Jornal DigitalEtiquetas: alerta, animation gif, Cartoon, doença, gripe suína, Margaret Chan, México, OMS, pandemia, Saúde, Vírus