Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
Uma sondagem da CNN divulgada ontem, nas vésperas da cerimónia de tomada de posse, sugere que o Presidente eleito norte-americano, Barack Obama, nunca foi tão popular como agora. 84 por cento dos inquiridos aprovam a forma como o novo Presidente assumiu a transição presidencial.
Esses 84 por cento representam mais dois pontos do que em meados de Dezembro e mais cinco em relação ao início daquele mês.
“Sabemos que o país está em ‘lua-de-mel’ quando seis em cada dez republicanos têm uma visão positiva de Obama”, comentou Keating Holland, director das sondagens da CNN.
Nove em cada dez afro-americanos admitem que a eleição de Obama foi um sonho tornado realidade.
A sondagem indica ainda que seis em cada dez norte-americanos acreditam que a cerimónia de amanhã será uma celebração da democracia. Apenas quatro em cada dez pensavam assim quando George W. Bush foi assumido como novo Presidente, há oito anos.
Os inquiridos vêem na entrada de Obama na Casa Branca mais uma hipótese para o país ficar mais unido do que uma celebração política. “O público via ambas as cerimónias de Bush como celebrações apenas para os apoiantes deste”, acrescentou Holland.
Segundo a sondagem, 68 por cento dos inquiridos confessa estar pessoalmente “entusiasmado ou feliz” com a tomada de posse de Obama, 18 pontos acima do que as pessoas sentiam em relação à tomada de posse de Bush para o seu segundo mandato, há quatro anos.
As expectativas relativamente ao discurso de Obama amanhã são elevadas, com 85 por cento dos inquiridos à espera de que seja excelente ou bom.
Esta sondagem foi realizada por telefone, de 12 a 15 de Janeiro, junto de 1245 norte-americanos adultos. A margem de erro é de 5,5 pontos percentuais.
Fonte da notícia:
Público.ptEtiquetas: antigo presidente, Barack Obama, Casa Branca, cerimónia, popularidade, tomada de posse, USA, Washington