De acordo com o relatório, a ameaça provém particularmente do Paquistão.
«É mais do que provável que uma arma da destruição maciça vai ser utilizada num atentado terrorista, algures no mundo até ao final de 2013», estima a Comissão sobre a prevenção da proliferação das armas de destruição maciça e do terrorismo.
«A margem de segurança da América diminui», refere o relatório da Comissão, que interrogou mais de 200 peritos desde Maio a fim de entregar as suas conclusões ao Congresso e ao presidente eleito Barack Obama.
Os peritos, que vão reunir-se quarta-feira com o vice-presidente eleito Joe Biden, aconselharam Obama a tomar rapidamente medidas para reduzir este tipo de ameaça terrorista.
O relatório alerta ainda a nova administração «a dar particular atenção ao Paquistão, colocado geograficamente no cruzamento dos caminhos do terrorismo e das armas de destruição maciça».
De acordo com a Comissão, os terroristas acedem mais facilmente às armas biológicas do que às nucleares, apesar do aumento das vendas destas últimas no mercado negro.
O relatório recomenda também que se tomem medidas a nível internacional para garantir o armazenamento do material nuclear como o urânio e o plutónio e de luta contra o tráfico de tecnologia nuclear.
Fonte da notícia:
TSF Sapo Etiquetas: ameaça terrorista, armas, Barack Obama, bombas nucleares, destruição maciça, loucura, proliferação, terrorismo