Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
Cem advogados árabes estão dispostos a defender o jornalista que foi detido por atirar os sapatos contra Bush e por lhe chamar «cão». «Este herói deve ter um julgamento justo», justificou o advogado Jalil al Duleimi, antigo chefe da equipa de defesa de Saddam Hussein.
Entretanto, fontes oficiais afrmaram à Associated Press que o jornalista em causa está a ser interrogado sobre se alguém lhe pagou para fazer aquilo.
Recorde-se que Muntadar al-Zeidi, correspondente do canal de televisão Al-Baghdadia, de propriedade iraquiana e com sede no Cairo (Egipto), tentou acertar em Bush, mas os reflexos do presidente evitaram o pior.
«Este é beijo de despedida, pedaço de cão», gritou o jornalista antes de arremessar os sapatos, num acto que significa desprezo na cultura iraquiana.
Mais tarde, Bush brincou com o incidente: «Tudo que posso dizer é que são do tamanho 10». «Este tipo de actos não me preocupam, quem os faz quer chamar a atenção», acrescentou.
Imediatamente após a agressão, Al Ziadi foi neutralizado e detido por membros da segurança que se encontravam na sala da conferência de imprensa.
Fonte da notícia: IOL Diário
Clique na seta para ver o vídeo
Etiquetas: Al Ziadi, Al-Baghdadia, George W. Bush, Iraque, jornalista, Muntadar al-Zeidi, sapatos, voadores