Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
A Parajet anuncia ter construído "o primeiro carro voador abastecido com biocombustível e homologado para a estrada".
Com o nome de Sky Car e uma aparência que nos remete para os kartcross, este carro voador, ainda em fase de protótipo, é impulsionado por uma hélice e sustentado no ar através de asas flexíveis retrácteis. Segundo a empresa Britânica, é capaz de voar a até 15 000 pés (4 570 m) com uma velocidade máxima de 110 km/h e autonomia de 300 km. Para levantar voo apenas precisa de atingir os 60 km/h e 200 m de pista. Para pousar e caso haja qualquer problema com as asas conta com o auxílio de um pára-quedas.
Uma vez em terra firme, o Sky Car transforma-se num comum veículo, podendo inclusivamente ser utilizado em incursões off-road. No que respeita a performances, segundo a Parajet, será capaz de cumprir os 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e atingir uma velocidade de 180 km/h. A autonomia anunciada é de 400 km.
Para atrair investidores para o Sky Car, a empresa está a promover para Janeiro de 2009 uma expedição aérea de 6 000 km. A aventura terá início em Londres e desloca-se até à cidade africana de Tombuctu, no Mali, com escala em França, Espanha, Marrocos, oeste do Saara e Mauritânia. Caso o Sky Car cumpra, com sucesso, a Sky Adventure e com isso atrair o interesse de investidores, a empresa revela que já tem na manga uma segunda geração do modelo, com design mais atraente.
Fonte da notícia:
IOL Diário Etiquetas: aparelho, carro voador, Parajet, Sky Car, voar