Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
Administração Bush deu aval a uma dezena de intervenções secretas contra a al-Qaeda e grupos islamistas no Paquistão.
As forças especiais do exército norte-americano efectuaram uma dezena de operações secretas contra Al-Qaeda e contra outros grupos islamistas no Paquistão e na Síria, com o acordo da administração do presidente George W. Bush, referiu domingo o New York Times, citado pela Lusa.
A directiva, classificada como confidencial, foi assinada no início de 2004 por Donald Rumsfeld, na altura secretário da Defesa, com a aprovação do presidente Bush, indicou o diário, citando oficiais superiores norte-americanos cuja identidade não é mencionada.
A ordem deu aos militares permissão para atacar a Al-Qaeda e outros alvos hostis em qualquer lugar no Mundo, incluindo em países em guerra com os Estados Unidos.
Uma equipa do Seals (forças especiais de nadadores de combate da marinha norte-americana) efectuou um raid contra um campo suspeito de abrigar um militante islamita na região de Bajaur no Paquistão em 2006, referiu o Times no seu site de Internet, citando um antigo alto responsável da CIA.
As pessoas encarregues de planear esta operação puderam segui-lo em directo desde a sede da CIA na Virgínia graças a uma câmara instalada num drone, um Predator, que foi enviado para essa zona, prosseguiu o jornal.
Um outro raid foi efectuado por forças especiais norte-americanas na Síria a 26 de Outubro em cooperação com a CIA, prosseguiu o relatório.
O New York Times referiu que não há informações sobre outras operações secretas e sublinhou que os responsáveis militares destacam, de acordo com a directiva de 2004, que o Irão não constava da lista dos objectivos.
Fonte da notícia:
IOL Diário Etiquetas: Administração Bush, Agentes Secretos, al-Qaeda, CIA, classificado, confidencial, covert operations, EUA, Operações secretas