Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
Omar partira do Cairo para tentar receber asilo de Espanha. Após a resposta negativa de Madrid, tentou regressar, mas não conseguiu.
Omar Bin Laden deixou o Egipto na passada segunda-feira com destino a Madrid. Depois de ter chegado ao aeroporto de Barajas, pediu asilo político a Espanha. O governo do país vizinho recusou este apelo daquele que é chamado o «filho pacífico» do líder da Al Qaeda. Osama Bin Laden. Tentou regressar ao Egipto. O governo do Cairo não permitiu. Está agora no Qatar.
Omar, de 27 anos, tentou a Península Ibérica, na busca de segurança. Acredita que a sua vida pode correr perigo em alguns países, por não partilhar da ideologia de violência defendida pelo pai. Esta busca de tranquilidade não sensibilizou, porém, as autoridades espanholas. O ministro do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba, disse que «de acordo com a lei», Omar «não está incluído em nenhum dos pressupostos que permitiriam obter asilo político».
Com passaporte egípcio, ele e a sua esposa regressaram ao Cairo. Mas a entrada foi-lhes barrada. «O governo disse que estava seguro no Egipto e que tinha um lugar para onde ir, mas agora também nos expulsam», disse à AFP desde o aeroporto do Cairo Zaina al Sabah, a companheira do filho de Bin Laden, nacional do Reino Unido, que também já recusou asilo ao casal. Apesar de tudo, Omar e Zaina conseguiram ser acolhidos. «Finamente encontrámos um lugar onde instalar-nos, agradecemos ao governo do Qatar», disse ela.
Fonte da notícia: IOL Diário
Etiquetas: batata quente, filho, Omar Bin Laden, terrorista