Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
Projéctil com alcance de mais de 2 mil quilómetros é o segundo a ser testado pelo Irão em menos de uma semana.
A República Islâmica do Irão anunciou esta quarta-feira, nos meios de comunicação oficiais do seu país, o lançamento experimental do novo tipo míssil terra-terra «Sejil».
O lançamento desta nova geração de projécteis, que têm um alcance de dois mil quilómetros, foi acompanhado de novas declarações intimidatórias às grandes potências mundiais por parte do primeiro ministro Mahmoud Ahmadenijad, segundo informações avançadas pela agência Reuters.
A notícia do lançamento deste novo tipo de projéctil surge um dia depois de ter sido testado o novo tipo de míssil «Samen» pela Guarda Revolucionária do Irão, perto da fronteira com o Iraque.
O Ministro da defesa iraniano, Mostafa Mohammad Najjar, já reiterou o carácter meramente defensivo do desenvolvimento deste tipo de mísseis que tem «capacidades extremamente elevadas».
As imagens do lançamento do «Sejil» foram divulgadas pelo canal televisivo iraniano, «Press TV», e mostram uma densa massa de fumo proveniente do rasto deixado pelo míssil.
Tim Ripley, analista da revista norte-americana especializada em armamento «Janes Defence Daily», já afirmou que considera esta atitude como sendo o normal do quotidiano iraniano e rotulou a situação como sendo mais uma das atitudes do «machismo iraniano».
Fonte da notícia: IOL Diário
Etiquetas: Irão, lançamento, Mahmoud Ahmadenijad, míssil, projéctil, Sejil