Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
O estado da Califórnia vai realizar, esta quinta-feira, o maior simulacro de sempre nos Estados Unidos. Cerca de cinco milhões de pessoas vão participar num exercício, que visa perceber se estão preparados para reagir perante um sismo de grande magnitude. A notícia é avançada pelo site espanhol adn.es.
De acordo com um estudo do Instituto Tecnológico da Califórnia, há 98 por cento de probabilidade de nos próximos 30 anos a zona ser atingida por abalo com 7,8 na escala de richter
As previsões apontam para que um sismo de grande magnitude, denominado de «Big One», provoque duas mil vítimas mortais, 50 mil feridos e mais de 200 milhões de dólares em prejuízos materiais. O exercício de quinta-feira visa preparar os cidadãos e as equipas de emergência perante uma catástrofe.
A certeza de um grande terramoto
O Instituto Tecnológico da Califórnia não tem dúvidas de que nos próximos 30 anos vai acontecer um grande abalo com epicentro na falha de "San Andrés", paralela à costa mas no interior do estado da Califórnia. Segundo escreve o site espanhol adn.es o último «Big One» aconteceu em 1906 e devastou quase por completo a cidade de São Francisco.
Jean Paul Ampuero, professor do Instituto Tecnológico, garantiu em declarações à agência EFE, citada pelo adn.es, que «a cada 150 anos acontece um grande terramoto e o último foi em 1857». O simulacro «permite ensinar à população a melhor forma de agir perante um abalo», acrescenta o especialista.
Logo pela manhã
O simulacro terá início às 10h30 da manhã e vai envolver milhares de escolas, empresas, centros médicos entre muitas outras instituições. O abalo terá uma duração de «dois minutos» imaginários.
Jean Paul Ampuero reconhece que perante o «Big One» as autoridades do estado da Califórnia nunca seriam suficientes para ajudar todos e que «é obvia a necessidade de apoio federal», mas o simulacro poderá encontrar os pontos mais débeis na capacidade de reacção da protecção civil.
Fonte da notícia:
IOL Diário Etiquetas: Califórnia, Earthquake, magnitude, San Andrés, sismo, terramoto