PARA VER A ANIMAÇÃO CLIQUE NESTE CARTOON E AGUARDE UNS SEGUNDOS. TO VIEW THE ANIMATION CLICK ON THIS CARTOON AND WAIT A FEW SECONDS.
Pelo menos seis países da União Europeia, incluindo Portugal, manifestaram esta quarta-feira disponibilidade para participar numa operação militar aeronaval europeia para combater a pirataria ao largo da Somália, informou fonte diplomática francesa, noticia a Lusa.
Durante a reunião de ministros da Defesa europeus a decorrer em Deauville, França, o ministro francês, Hervé Morin, fez «uma ronda pela mesa para mobilizar os parceiros» e «um grande número de países manifestou disposição para envolver um navio», segundo a fonte, citada pela France Presse.
Entre esses países estão a Alemanha, a França, a Holanda, Espanha, Portugal, a Suécia «e talvez também» o Reino Unido, segundo o diplomata.
Em face do aumento dos casos de pirataria ao largo da Somália, a França, que presidente à União Europeia até ao final do ano, apelou para «uma mobilização internacional» contra essa «indústria do crime». A pedido de Espanha, Paris propôs o lançamento de uma operação militar aeronaval de dissuasão, protecção e vigilância em Dezembro próximo.
A UE criou em Setembro uma «célula de coordenação» encarregada da protecção contra a pirataria ao largo da Somália, como fase prévia a uma operação naval que pode prolongar-se por um ano.
Até agora, apenas uma fragata francesa e um avião de patrulha marítima espanhol estão naquela zona. Segundo o International Maritime Bureau (IMB), pelo menos 55 navios foram atacados por piratas no golfo de Aden e no oceano Índico desde Janeiro de 2008 por piratas provenientes da Somália.
Fonte da notícia:
IOL Diário Etiquetas: operação militar, pirataria, Piratas, Somália, União Europeia