Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
A Comissão Europeia (CE) fez saber esta terça-feira que lamenta que o plano financeiro dos Estados Unidos, para salvar os mercados, tenha sido chumbado e culpou a maior economia do mundo pela turbulência que se está a sentir.
Por este motivo, e segundo o «El País», Bruxelas apelou ainda aos Estados Unidos que assuma a sua responsabilidade, dado a União Europeia (UE) estar a fazer o que lhe compete.
«Os Estados Unidos devem assumir a sua responsabilidade nesta situação», disse o porta-voz da CE, Johannes Laitenberger, acrescentando que o voto da Câmara dos Representantes, que travou o plano de 700 mil milhões de dólares, «foi uma decepção».
O mesmo responsável alertou ainda para o «problema global» que se formou a partir das complicações financeiras norte-americanas.
A UE fez ainda saber que conta que a Administração Bush encontre uma solução de recurso rapidamente: «Os Estados Unidos devem salientar o sentido político para o bem do próprio país e para o bem do resto do mundo», disse ainda Laitenberger.
Recorde-se que para reflectir sobre a crise internacional, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, já apelou a uma nova reunião dos G8 (grupo de países mais industrializados do mundo). Por outro lado, a chanceler alemã, Angela Merkel, deu a conhecer o seu apelo para a aprovação do referido plano pelos Estados Unidos.
Fonte da notícia: IOL Diário
Etiquetas: Bruxelas, congresso, crise económica, Estados Unidos, George W. Bush, mercados, UE