Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, vai observar, este mês, tanques de guerra russos, no âmbito de uma viagem a Moscovo, anunciou esta quinta-feira o Governo venezuelano, em comunicado do Palácio de Miraflores.
Segundo a agência Lusa, Chávez visitará também outros países da Europa durante essa viagem que decorrerá entre 22 e 26 de Julho.
O presidente observará, a 22 de Julho, «um sistema de tanques de guerra que a Venezuela poderá adquirir» à Rússia, no âmbito das intenções de ambos países em «fortalecer a aliança estratégica» entre Caracas e Moscovo.
Após a passagem pela Rússia, Hugo Chávez viajará «para outros países da Europa para estabelecer contactos com alguns líderes europeus», que o comunicado emitido pelo palácio presidencial de Miraflores não identifica.
Terça-feira à noite, o estadista anunciou, numa reunião partidária na cidade de Maracay, que visitaria Moscovo, a convite do presidente russo Dimitri Medvedev, e explicou que a Rússia oferece facilidades de crédito para a aquisição de equipamento militar que Caracas está interessa em adquirir, no âmbito de um projecto para reforçar a operacionalidade das Forças Armadas Venezuelanas.
«Necessitamos de umas Forças Armadas à altura do nosso povo, da nossa concepção de defesa», salientou Hugo Chávez. A Venezuela comprou, nos últimos três anos, 1.270 milhões de euros de equipamento militar à Rússia, nomeadamente 24 aviões de caça Sukoy 30, 50 helicópteros e 100 mil armas Ak-103.
Caracas está ainda interessada em adquirir sistemas de defesa anti-aéreos e submarinos à Bielorrússia e ao Irão.
Fonte da notícia:
IOL Diário Etiquetas: Hugo Chávez, presidente, russos, tanques de guerra, Venezuela