} Galeriacores Cartoon Notícias: Vulcões açorianos poderão acordar

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Vulcões açorianos poderão acordar

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.

No Arquipélago dos Açores ocorrem três erupções vulcânicas por século mas os planos de emergência estão «fechados nas gavetas e não são discutidos publicamente», lamenta Victor Hugo Forjaz, director do Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, citado pela agência Lusa.

«As autoridades governamentais e autárquicas não acreditam que um vulcão possa entrar em actividade nos Açores. Acreditam nos sismos, porque os sentem, mas não acreditam que podemos ter acontecimentos vulcânicos de repercussões importantes», assinalou o vulcanólogo.

Segundo o investigador, nos tempos que correm é possível «atenuar fortemente» as consequências de uma erupção vulcânica «através de construções e equipamentos, bem como realizando ensaios e testes para essas situações críticas», mas não é isso que acontece.

População não está preparada

«Depois de Capelinhos, que causou uma onda migratória para os Estados Unidos, já houve vários vulcões. Ninguém acreditava em Capelinhos até 1957 mas depois ocorreu Velas/Rosais, em São Jorge, e Serreta» recordou.

No caso de Rosais, ocorreu uma crise sísmica entre 1962 e 1964 com origem num centro eruptivo situado cerca de 1,5 milhas a Sudoeste da Ponta dos Rosais, enquanto a Crista Submarina da Serreta, localizada cerca de 10 quilómetros a Oeste da ilha Terceira, entrou em erupção em 1998.

Porém, «a memória é curta para os desastres e cinco ou seis anos depois só as famílias atingidas é que se lembram», afirmou Victor Forjaz à agência Lusa, sublinhando que os vulcões das Furnas, Fogo e Sete Cidades (todos na Ilha de São Miguel), assim como a Caldeira do Faial, «têm todas as características de um dia poderem voltar a acordar».

O responsável do Observatório considera que a população dos Açores não está preparada para o dia em que um vulcão entre em erupção no Arquipélago, onde apenas a Ilha de Santa Maria está comprovadamente a salvo de reactivações. «No caso de ocorrer uma erupção nas Sete Cidades, a população de Ponta Delgada não sabe onde ir buscar pão, onde conseguir um helicóptero, onde passar a noite», afirmou Victor Hugo Forjaz, segundo quem, nos Açores, «não há uma cultura de protecção civil, há sempre a esperança de que Nosso Senhor e os santos hão-de proteger esta gente».

Fonte da notícia: IOL Diário
Nota Pessoal:
A julgar por mim próprio penso que talvez seja verdade o facto da população dos Açores não estar preparada para uma eventual situação destas. No entanto vale a pena salientar que, o Governo Regional dos Açores em associação com a Universidade dos Açores e outras entidades no ramo científico têm, nos últimos tempos e através da protecção civil dos Açores, tomado medidas muito sérias no sentido de estarem devidamente preparados para lidar com uma qualquer eventual emergência desta natureza. Portanto tudo me leva a concluir que esta notícia não passe realmente de uma mera falácia ou tempestade em copo de água.

Etiquetas: , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer