} Galeriacores Cartoon Notícias: Furna do Enxofre na Ilha Graciosa

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Furna do Enxofre na Ilha Graciosa

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.

A Protecção Civil dos Açores recomendou o encerramento da Furna do Enxofre, um dos principais pontos turísticos da ilha Graciosa, face aos níveis de dióxido de carbono «muito acima do admissível em termos de saúde pública», noticia a Lusa.

O presidente do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores adiantou esta quarta-feira à agência Lusa que o alerta foi dado pelo Centro de Vulcanologia da Universidade, que tem instalado no local um sistema de monitorização, com sensores para medir, continuamente, a concentração do CO2.

Segundo António Cunha, os níveis estão mais do dobro do valor permitido, o que levou a Protecção Civil a sugerir de imediato à Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa o encerramento da Furna, desaconselhando visitas ao local, até estarem estabilizados os valores.

António Cunha explicou que se trata, porém, de um fenómeno que acontece, sobretudo, durante os meses de Verão, quando a ventilação é menor devido ao calor. A Furna do Enxofre, um dos principais pontos turísticos da Graciosa, encontra-se localizada na base da caldeira do vulcão central da ilha, a cerca de 80 metros abaixo do nível do solo.

De acordo com o Centro de Vulcanologia da Universidade dos Açores, o dióxido de carbono (CO2) é um dos principais constituintes dos gases vulcânicos e, na Furna do Enxofre, é libertado através da fumarola ali existente. O centro explicou ainda que concentrações de CO2 superiores a 10 por cento podem produzir inconsciência em poucos minutos e, a partir de 25 por cento, podem ocorrer convulsões e morte.

Fonte da notícia: IOL Diário
Nota Pessoal:
É uma situação complexa e de grande constrangimento para a nossa economia local da Ilha Graciosa. A Furna do Enxofre é a nossa principal atracção turística e é também sem dúvida uma das grandes razões pelas quais muitos turistas optam por nos visitar todos os anos. Se for a encerrar apenas esperamos que não seja por muito tempo.
Tomo a liberdade para me dirigir a todos aqueles que ainda não conhecem ou ainda não tiveram oportunidade de visitar a ilha Graciosa. A Caldeira, lugar nesta ilha onde fica situada a Furna do Enxofre, é verdadeiramente uma obra de natureza única que merece ser vista por todos quantos tiverem oportunidade de a visitar.

Etiquetas: , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer