} Galeriacores Cartoon Notícias: Predadores sexuais «caçam» na Internet

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Predadores sexuais «caçam» na Internet

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.

«A utilização da Internet pode colocar crianças e jovens em situações de perigo, uma vez que esta é a forma mais utilizada pelos predadores sexuais para procurarem as suas vítimas». Com esta premissa, o CDS-PP inclui nos projectos de lei de protecção de menores, que apresenta esta segunda-feira no Parlamento, duas recomendações ao Governo: a criação de um sistema nacional de alerta e uma campanha sobre os perigos da Internet.

«As crianças são os maiores utilizadores da Internet, nomeadamente de chats», uma ferramenta que pode «revelar-se extremamente perigosa devido à falta de controlo parental sobre os interlocutores e conteúdos», alerta a deputada do CDS-PP Teresa Caeiro, falando até de «uma falta de literacia básica dos pais em relação à Internet»: «Nunca permitirão que os filhos se desloquem, sozinhos, para lugares isolados e perigosos, mas ao permitirem a navegação na Internet, poderão, inadvertidamente, estar a facilitar uma exposição aos mais variados riscos na aparente segurança do lar».

56% dos pais nunca se sentam ao lado dos filhos enquanto estes navegam na Internet

Segundo dados do projecto «MiudosSegurosNa.Net», 56 por cento dos pais nunca se sentam ao lado dos filhos enquanto estes navegam na Internet. Para o CDS-PP, o «fosso digital» entre pais e filhos não pode ser resolvido com restrições, o que iria apenas instalar um clima de «conflito»; ainda de acordo com a coordenadora nacional do projecto «EU Kids online» as crianças portuguesas acedem mais à Internet através do telemóvel do que do computador, «o que representa uma exposição de risco acrescidos pois, desta forma, acedem aos sites e chats que querem, de onde querem, mesmo na escola, e sem qualquer tipo de controlo».

Segundo dados fornecidos pelo Director do Departamento «Safeguarding and Child Online Protection», do Child Exploitation and Online Protection Centre (CEOP), a evolução no Reino Unido de imagens na Internet de crianças abusadas sexualmente passa de 12 em 1995 para 1 milhão de imagens em 2008.
Veja o vídeo de uma campanha britânica

Assim, «o CDS-PP pede uma campanha nacional de sensibilização e alerta dos riscos a que as crianças estão sujeitas», difundidas na comunicação social e nas escolas. O site do CEOP, no Reino Unido, apresenta filmes bem concebidos sobre a forma de prevenção nesta matéria, alega Teresa Caeiro. «Seria desejável que se fizessem filmes deste género em Portugal para difundir a nível nacional ou, pelo menos, que se pedisse ao CEOP para autorizar a sua difusão, com tradução para português», garante a deputada.

Fonte da notícia: IOL Diário



Nota Pessoal:

Estou completamente de acordo. Há que tomar medidas muito sérias para que estas situações de risco não aconteçam no nosso país. Julgo que esta proposta do CDS faz todo o sentido e penso que deveria ter também o apoio de todos os outros partidos em Portugal.

Etiquetas: , , , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer