} Galeriacores Cartoon Notícias: Crianças visitaram o Santuário de Fátima

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Crianças visitaram o Santuário de Fátima

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.

Alegria, colorido, festa, surpresa e animação são palavras que, uma vez mais, marcaram a Peregrinação das Crianças a Fátima, este ano na 30ª edição. Milhares de crianças de Portugal inteiro e também um pequeno grupo da Áustria participaram naquela que é uma das mais singulares peregrinações a este santuário mariano.
Sempre igual no ambiente de festa e de oração, e na dedicação do Santuário na preparação das diferentes celebrações, esta peregrinação é diferente de todas as outras porque é totalmente preparada para os mais novos, que mais uma vez acolheram o convite do Santuário para estarem em Fátima neste feriado nacional.

A marcar a diferença, o tema escolhido para este ano: “Jesus, só tu és a verdade”, que procurou sensibilizar, através de gestos, símbolos e de exemplos de vida, a importância de verdade como gesto de amor.

Durante a celebração principal da Peregrinação, esta manhã no Recinto do Santuário de Fátima, foi simbolicamente apresentada a necessidade, e a urgência, da descoberta da verdade com o derrube de um muro negro a simbolizar a mentira. Dentro do muro, uma enorme cruz, escondida também com panos negros, depois retirados, mostraria a beleza e força que deve representar a busca da verdade na vida de cada um.

Nesse momento, durante a homilia, Mons. Luciano Guerra, Reitor do santuário de Fátima, que pela primeira vez presidiu à Peregrinação explicou: “Revele-se a verdade da Cruz de Cristo! Caiam os véus espessos da mentira que escondem a verdade da Cruz de Cristo! Por ter amado a verdade, Jesus foi rodeado do ódio e da mentira. No dia em que nós deitarmos abaixo a mentira, a Cruz de Jesus aparecerá como uma cruz florida, cruz da luz, cruz da verdade, cruz do amor, cruz da Vida. Caiam então os muros da mentira que rodeiam a Cruz de Cristo! (…) No fundo do nosso coração, nós proclamamos hoje aqui que queremos ser filhos da luz, queremos amar a verdade, que se encontra na cruz florida de Jesus Cristo”.

A grande maioria das crianças, acompanhada pelos seus catequistas, esteve sentada nas escadarias da Basílica do Santuário de Fátima e participou de forma surpreendente e entusiasta na celebração. Outras crianças participaram na Eucaristia a partir de vários locais do Recinto, acompanhadas pelos seus pais e outros familiares. Um grupo colaborou activamente com a organização da peregrinação e os quarenta meninos e meninas que integram o coro infantil do Santuário de Fátima “Os Pastorinhos de Fátima”, dirigido pelo maestro Paulo Lameiro, animaram musicalmente as celebrações.

No final da Missa, D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, subiu ao altar e exortou os seus “amiguitos e amiguitas”, conforme gosta de cumprimentar as crianças, a serem testemunhos da verdade. “Hoje, Jesus pediu-me, a mim, bispo e sucessor dos apóstolos, para vos dizer: Jesus precisa de vós como precisou do pequenito Francisco, Pastorinho de Fátima, para através de vós levar o amor da verdade e verdade do amor”, exclamou ao sublinhar que Jesus “não se esquece de cada um de vós” e que, por isso, “quer que sejais grandes no amor à verdade, no amor aos outros e grandes a alegria de viver”.

Crianças recebem livrinho de presente-surpresa

“Jesus, só Tu és a verdade” é o título do livro oferecido a todos os meninos e meninas que participaram na Peregrinação das Crianças 2008.

Desta vez as crianças levam para suas casas uma edição para crianças com textos do Leccionário Litúrgico, Domingo a Domingo, até ao Domingo de 11 de Junho de 2009.

Na publicação, editada em número de trinta mil exemplares, as ilustrações estiveram a cargo das Irmãs Oblatas de Maria Virgem de Fátima e os textos de reflexão são assinados por Maria da Graça Fernandes, de Leiria.

Na Apresentação, Mons. Luciano Guerra, Reitor do Santuário de Fátima, pede para as crianças lerem o livro com muita atenção, por nele estarem as palavras de Jesus. “Vamos guardá-las no coração. Vamos lembras-nos delas sempre. Jesus ficará no nosso coração e nós ficaremos no Coração de Jesus!”, escreveu Mons. Luciano Guerra, que terminará a sua função como Reitor do Santuário de Fátima ainda este ano e que, por isso, escreve também desta forma às crianças: “Um grande abraço do Reitor do Santuário de Fátima que se despede de vós pela última vez, e que faz uma oração a Nossa Senhora para todos vos sentirdes alegres com a leitura do Evangelho de Jesus.”

Para cada Domingo ou Dia Santo foi escolhida uma Leitura, apresentada primeiramente por Maria da Graça Fernandes, e enriquecida com um texto de oração, após a publicação do texto bíblico.

“A palavra de Deus enche-nos o coração. (…) É o que vamos tentar fazer ao longo destes domingos: ajudar-te a perceber o que Jesus nos quer dizer e nos manda fazer, para transformarmos o nosso mundo num mundo mais parecido com Deus”, escreve Maria da Graça Fernandes na introdução da publicação.

Nas quatro páginas finais, um poema dedicado ao Beato de Fátima Francisco Marto, cujo Centenário de Nascimento (a 11 de Junho de 1908) o Santuário celebra este ano. Intitulado “Francisco Marto, Pastorinho de Aljustrel” o poema da autoria do fatimense António das Neves Martins recorda a breve vida do Pastorinho consolador de Jesus.

Mons. Luciano Guerra também recebeu prenda-surpresa

Desta vez não foram só as crianças a terem direito a uma momento-surpresa. No momento final da Eucaristia, o Bispo D. António Marto subiu ao altar, saudou com afecto as crianças e ofereceu ao Reitor do Santuário de Fátima, que nada sabia da iniciativa, um presente.

Lá dentro, um livro especial e único para Mons. Luciano Guerra, onde são revisitadas as peregrinações das crianças ao Santuário de Fátima desde o ano de 1979.

Umas palavras especiais fecham a mensagem de introdução da publicação, escritas em nome de todos os meninos e meninas que durante estes trinta anos participaram nas várias peregrinações anuais a Fátima: “As crianças de Portugal dizem-lhe: «Muito obrigado, Senhor Reitor, pela sua ternura e por tudo quanto fez por nós!»”

O álbum-surpresa pretendeu, explica a Comissão da Peregrinação das Crianças deste ano, coordenada pelo Padre Armindo Janeiro, homenagear e agradecer todo o carinho e dedicação de Mons. Luciano Guerra na organização destas peregrinações.

Na ocasião, D. António Marto explicou às crianças que "Monsenhor Luciano Guerra foi o grande promotor e animador desta tão linda Peregrinação das Crianças ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Sabeis que, por limite de idade, vai deixar o cargo de Reitor. Hoje presidiu pela primeira vez (à Peregrinação das Crianças) para estar mais perto de vós. Queremos todos agradecer-lhe toda a ternura que ele tem e que ele tem por todos vós".

Num gesto espontaneo, repetido um sem-número de vezes durante esta Peregrinação, ecoou no Recinto um grande aplauso ao Reitor.

“A Peregrinação das Crianças foi para Monsenhor Reitor a ‘menina dos seus olhos’, que lhe deu muito mais trabalho do que todas as outras Peregrinações realizadas no Santuário, como algumas vezes lhe ouvimos dizer”, recorda o texto da Comissão, publicado na introdução do único exemplar impresso, oferecido ao Reitor.

“Que descoberta do que é bom, belo e verdadeiro se proporcionou às crianças, ao longo destes 30 anos! E tudo isto, bem envolvido em muita criatividade, que tinha no momento da ‘surpresa’ o seu ponto mais emocionante. Momento que Monsenhor Reitor sabia conduzir com especial intuição e arte: criava tal expectativa e ‘suspense’ que fazia com que aqueles milhares de crianças correspondessem entusiasmadas ao que lhes era pedido e com visível interesse.

Tudo isto, e muito mais, queremos evocar neste sumário de recordações, com a ajuda de fotografias e alguns dados sobre cada uma das Peregrinações”, refere o texto.

Na introdução é recordado o arranque da iniciativa: “A Peregrinação de 1977, promovida pelo Secretariado Diocesano da Catequese do Patriarcado de Lisboa, com o seu entusiasta promotor P. Policarpo Canas, aconteceu para celebrar o 60º Aniversário das Aparições de Nossa Senhora. E, a partir daí, dado o êxito da experiência, começou-se a organizar todos os anos. E porque não eram só grupos de crianças de Lisboa que vinham a Fátima, mas também de outras Dioceses, nomeadamente as vizinhas, cedo os Secretariados de Leiria e Santarém (Zona Centro) passaram a fazer parte da sua organização. No entanto, para o êxito desta iniciativa, foi decisivo o acolhimento, apoio e participação efectiva dos Serviços do Santuário, a começar pelo seu primeiro responsável, Monsenhor Luciano Gomes Paulo Guerra”.

Com um grafismo colorido e dinâmico, enriquecido com fotografias do Arquivo Multimédia do Santuário, a publicação recorda, ano a ano, o presidente, o tema e o gesto simbólico de cada Peregrinação das Crianças.

No final da publicação, e sempre em sinal do merecido agradecimento a Mons. Luciano Guerra, são publicados alguns dos cartazes de cada peregrinação, desde o último, da edição deste ano, da autoria Inês do Carmo, filha do conhecido comunicador Júlio Isidro, até aos primeiros.

Recorde-se que Mons. Luciano Guerra é Reitor do Santuário de Fátima desde 13 de Fevereiro de 1973, tendo terminado mais um mandato neste ano de 2008. Manter-se-á em funções até à entrada do novo Reitor já anunciado, o Padre Virgílio Antunes.

LeopolDina Simões, Sala de Imprensa do Santuário de Fátima

Fonte da notícia: Agência Ecclesia

Etiquetas: , , , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer