} Galeriacores Cartoon Notícias: Freira do Bugio cartoon

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Freira do Bugio cartoon

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.

Afinal, a Freira do Bugio só existe em Portugal. A ave foi agora classificada como sendo endémica da Madeira, mais propriamente do Bugio, uma das três ilhas das desertas.

Até agora, os cerca de 200 casais de Pterodroma feae existentes nas desertas, juntamente com os que nidificam em quatro ilhas do arquipélago de Cabo Verde formavam uma só espécie.

Já existiam dúvidas sobre a classificação correcta das populações, mas a nível morfológico as diferenças eram pequenas e ficavam-se pelo bico e pelas patas dos indivíduos. Recentemente, os investigadores do projecto SOS Freira do Bugio obtiveram resultados da pesquisa genética feita com tecidos dos indivíduos de Cabo Verde.

Os dados provaram que a diferença genética é demasiado grande e obriga a elevar a população da Madeira a uma espécie diferente. “Ninguém sabe quando é que as duas espécies se separaram”, explicou Ivan Ramirez, o coordenador do programa marinho da SPEA (Sociedade Portuguesa para o estudo das Aves). Mas a diferença entre o ADN poderá dar uma indicação temporal dessa separação.

Desde 2006 que o projecto SOS trabalha na conservação da comunidade da Madeira da Freira do Bugio que já era considerada vulnerável. Agora o esforço ainda é mais urgente.

A espécie só visita durante os meses de nidificação o planalto sul da ilha, que tem menos de cinco mil metros quadrados. Apesar de passarem grande parte do dia no mar, é nesta área que as aves têm os ninhos, em buracos no solo. A erosão deste planalto e a ocupação dos ninhos por outras espécies de aves são as principais fontes de stress que os investigadores tentam combater.Para o final do ano deve sair o artigo científico sobre a nova espécie. Os investigadores propuseram um novo nome científico que espera a aprovação da Comissão Taxonómica Internacional, até lá ainda é a Pterodroma feae que continua a voar.

Fonte da notícia: Público

Nota Pessoal:

A SPEA ( Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) está a fazer um excelente trabalho de investigação tanto a nível nacional como regional. De salientar que esta Sociedade é composta na sua maioria por membros voluntários que dedicam muito do seu tempo livre à contagem das espécies e recolha de outras informações científicas.

Etiquetas: , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer