Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad pediu uma audiência com o Papa Bento XVI, segundo adianta a Agência de notícias Ansalatina.
Mahmoud Ahmadinejad vai estar em Junho, em Roma, para a reunião da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO, sobre emergência alimentar, marcada para os dias 3 a 5 de Junho.
Apesar de a sua presença ainda não estar oficialmente confirmada, o próprio presidente iraniano ordenou que a diplomacia iraniana solicitasse para esse período uma reunião privada com Bento XVI, com quem já contactou em 2006.
A hipótese de um encontro com o chefe de governo italiano, Silvio Berlusconi, foi também equacionada mas descartada pelo chanceler italiano, Franco Frattini. Questionado sobre um eventual encontro entre Ahmadinejad e Berlusconi, o chanceler italiano disse que "as agendas não permitem multiplicar os encontros bilaterais".
Esta é uma questão complexa para o Vaticano, uma vez que o encontro da FAO trará a Roma muitos líderes que solicitaram audiências com o Papa. Em ocasiões similares anteriores, o Papa, tanto Bento XVI quando seu antecessor, João Paulo II, optaram por uma audiência colectiva.
Para a reunião da FAO sobre emergência alimentar programada estão já confirmadas as presenças dos chefes de governo Nicolas Sarkozy de França, José Luis Rodríguez Zapatero de Espanha, Yasuo Fukuda do Japão e Hosni Mubarak do Egipto.
Da América Latina, confirmaram presença os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Argentina, Cristina Kirchner.
Fonte da notícia: Agência Ecclesia P Nota Pessoal:
Acredito que seja para o Papa uma situação verdadeiramente comprometedora. Afinal todo o mundo diz que o Irão quer construir bombas nucleares. Por outro lado, mesmo que seja verdade, julgo que eles têm o mesmo direito que os demais países. Na minha opinião os iranianos são tão iguais a nós como nós mesmos. Não vejo diferenças absolutamente nenhumas. O terrorismo é um termo muito genérico. Se existem terroristas no Irão também os há em todos os outros países ocidentais até mesmo nos que já têm as ditas bombas nucleares.
Etiquetas: audiência, iraniano, Irão, Papa, presidente, Roma