Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
Novos indícios, entre eles indícios de algas marinhas descobertas no sítio arqueológico no Sul do Chile, indicam que os humanos se estabeleceram na América há mais de 14 mil anos, segundo um estudo publicado quinta-feira na revista Science.
Os indícios foram encontrados no sítio chileno de pesquisas arqueológicas de Monte Verde, descoberto em 1976 e localizado perto de um ribeiro a cerca de 50 quilómetros da costa.
Estas algas remontam a um período de entre 14.220 a 13.980 anos, segundo a datação efectuada com carbono 14, e confirmam que a camada superior do solo, Monte Verde II, era ocupada por humanos, mais de mil anos antes de qualquer colonização por membros do povo dito da cultura Clóvis.
Até agora, segundo a teoria dominante, o início da colonização do continente americano deveria situar-se no final do último período glaciar, há 13 mil anos.
Grupos de caçadores pertencentes à cultura Clóvis, vindos da Sibéria, terão seguido as manadas de animais no Alasca pelo estreito de Bering, na altura emergido, antes de se espalharem gradualmente até ao Sul do continente americano.
Nenhum dos artefactos da cultura Clóvis encontrados até hoje na América remonta a mais de 13 mil anos.
O estudo foi dirigido por Tom Dillehay, antropólogo da Universidade Vanderbilt, no Tennessee, e surgem na revista Science de 9 de Maio.
Fonte da notícia: RTP Nota Pessoal:
Julgo saber que existem várias teorias acerca da origem dos primeiros nativos das Américas. A ciência actualmente consegue determinar há quantos anos o homem ocupou o continente mas relativamente às origens dos nativos é um caso completamente diferente.
Etiquetas: Continente Americano, homem, Nativos, povoadores