} Galeriacores Cartoon Notícias: Os mosquitos e o dengue cartoon

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Os mosquitos e o dengue cartoon

Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.
Açores, Azores, fotos, fotografia, galerias, imagens, Azores, Açores, ilhas

Dois portugueses que estiveram no Brasil em Março regressaram a Portugal infectados com dengue, informou hoje a Direcção-Geral da Saúde (DGS), que afastou qualquer risco público em Portugal. A directora dos Serviços de Qualidade Clínica da DGS, Ana Leça, disse que entre 31 de Março e hoje foram confirmados laboratorialmente dois casos de dengue, um homem e uma mulher.

Ana Leça garantiu no entanto que "estes casos não representam riscos de saúde pública e não há perigo de importação da epidemia de dengue do Brasil para Portugal", uma vez que a doença não se transmite entre humanos e em Portugal continental não existe o mosquito responsável pela transmissão. Em Portugal, o mosquito responsável pela transmissão da dengue apenas existe na Região da Madeira.

Segundo a responsável, já foi activada a rede de notificação, pelo que qualquer caso que se confirme será obrigatoriamente reportado à Direcção-Geral da Saúde. Questionada sobre a terapêutica adequada para os casos de dengue, Ana Leça explicou que não há qualquer antiviral específico para estes casos. "O que há são terapêuticas de suporte que podem minimizar os sintomas da dengue", adiantou.

O estado brasileiro do Rio de Janeiro assiste actualmente a uma epidemia de dengue que regista 500 novos casos por dia e já resultou em 67 mortes. O ministro brasileiro da Saúde, José Gomes Temporão, alertou recentemente que outros seis estados também preocupam - Amazonas, Rondónia e Pará, na região Norte, e Rio Grande do Norte, Baía e Sergipe, no Nordeste.

Portugal Continental não tem mosquito

Segundo o site da DGS, a infecção de dengue transmite-se através da picada de um mosquito infectado com o vírus, não ocorrendo transmissão pessoa a pessoa. A doença existe em extensas áreas do globo, particularmente nas regiões tropicais e subtropicais. Até ao momento não foram detectados mosquitos daquele género em Portugal Continental, pelo que não há risco de emergência de casos indígenas. Todos os casos até à data diagnosticados foram importados de regiões endémicas.

Os sintomas da dengue surgem entre 3 a 14 dias após a picada do mosquito infectado e incluem geralmente febre, dores de cabeça, dores nos músculos e nas articulações, vómitos e manchas vermelhas na pele e, mais raramente, um quadro hemorrágico, pode ler-se no mesmo site. Epidemias da doença foram identificadas desde o século XIX no Brasil, onde a dengue é reconhecida como problema de Saúde Pública. A principal medida de prevenção é a protecção individual contra a picada do mosquito, uma vez que não existe nenhuma vacina.

Fonte da notícia: Público.pt

Nota Pessoal:
Trata-se de um terrível problema de Saúde Pública que está a ameaçar a população inteira do Brasil. Agora aparecem também dois portugueses com essa mesma doença. Julgo que, para todos aqueles que pretendem viajar para o Brasil, o importante em ter em consideração é evitar a todo o custo apanhar uma picadela de mosquito. A solução: arranjar um repelente electrónico ou então comprar várias latas de spray e boa sorte!

Etiquetas: , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer