Cartoon das vacas loucas

Açores, Azores, fotos, fotografia, galerias, fotográficas, imagens, Açores, filmes
A doença das vacas loucas matou duas pessoas, de 26 e 41 anos, na Comunidade de Castela e Leão, em Espanha, confirmou hoje fonte do departamento de Saúde da região. No entanto, a Junta da comunidade salvaguardou que estas mortes não têm consequências epidemiológicas, apesar de já terem notificado as redes nacional e europeia, procedimentos normais nestes casos, noticiou o diário espanhol "El Mundo".
Até agora desconhecem-se os locais dos falecimentos, mas sabe-se que o primeiro ocorreu a 28 de Dezembro de 2007 e o último a sete de Fevereiro.
O ex-presidente do Centro Nacional de Referência das Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis de Espanha, Juan José Badiola, explicou que é muito possível que se venham a descobrir novos casos da doença. “Não serão muitos e a situação será semelhante à que ocorreu em França”, acrescentou o especialista.
O médico disse, ainda, que está a decorrer um estudo epidemiológico para descobrir o que está por detrás destes contágios, mas até ao momento nem se sabe se as pessoas que morreram eram da mesma família ou se viviam na mesma zona.
O catedrático da Universidade de Saragoça sublinhou, também, que esta doença demora, em média, oito anos a manifestar-se.
A doença das vacas loucas, também conhecida como BSE (encefalopatia espongiforma bovina) é uma doença neurodegenerativa que afecta o gado. A doença, que surgiu nos anos 80, pensa-se que tem como agente patogénico uma proteína especial, chamada prião, e que é transmissível ao homem, contagiando-o com uma doença semelhante, uma variante da Doença de Creutzfeldt-Jakob.
Fonte da notícia: Público.pt
Etiquetas: doença, patologia, Vacas loucas
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial