Para ver a animação clique neste cartoon e aguarde uns segundos. To view the animation click on this cartoon and wait a few seconds.Açores, Azores, viagens, trabalho, emprego, natureza, homens, mulheres, rapazes, raparigas
As discussões entre a Rússia e os Estados Unidos sobre o escudo antimísseis norte-americano na Europa e sobre o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (START) concluíram hoje sem qualquer acordo, declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov.
«Falámos de temas sobre os quais ainda não chegámos a um acordo. Refiro-me evidentemente ao sistema de defesa antimísseis e ao futuro do tratado START», revelou o chefe da diplomacia russa, depois de se reunir com a sua homóloga norte-americana, Condoleezza Rice, e o secretário da Defesa, Robert Gates.
Antes da reunião, Rice e Gates mostraram-se optimistas em relação às conversações sobre os obstáculos nas relações entre a Rússia e os Estados Unidos, em particular a defesa antimísseis.
Rice e Gates reuniram-se com os seus homólogos russos, Serguei Lavrov e Anatoli Serdiukov, para manter conversações que devem versar sobre o projecto de Washington de instalar defesas antimísseis na Polónia e na República Checa, dois países da Europa Central.
Rice aludiu ao «espírito positivo» da reunião que teve juntamente com Gates na véspera com o actual presidente Vladimir Putin e seu sucessor, Dmitri Medvedev.
Putin afirmou que «alguns problemas» entre os dois países foram resolvidos.
«No que diz respeito a alguns problemas nas relações entre a Rússia e os Estados Unidos, podemos considerá-los definitivamente resolvidos», disse Putin ao iniciar o encontro com Rice e Gates.
Putin também disse ter recebido carta do presidente George W. Bush. «É um documento muito sério e analisamos com detalhes o seu conteúdo», explicou, sem revelar o tema.
«Se conseguirmos um acordo sobre o conteúdo da carta, podemos dizer que o nosso diálogo avança com êxito», acrescentou.
Por seu turno, o sucessor de Putin, Dmitri Medvedev, declarou que a Rússia e os Estados Unidos têm «vontade» de avançar em temas em que há divergências, como o projeto de ampliação do escudo antimíssil norte-americano e o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Start).
A visita de Rice e de Gates ocorre após a chegada de Medvedev ao poder e a cimeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), no início de Abril.
Fonte da notícia: Diário Digital
Etiquetas: antimísseis, EUA, negociações, Rússia