} Galeriacores Cartoon Notícias: Mota Amaral questiona Governo sobre negociações com a Base das Lajes

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Mota Amaral questiona Governo sobre negociações com a Base das Lajes


Para ver efeito especial neste cartoon queira, por favor, clicar na imagem e aguardar uns segundos Azores, Açores, Arquipélago, viagens, turismo, pesca, passeio, navegar, avião SATA, TAP, passagens baratas, inter-ilhas, negócio, telemóveis...

João Bosco Mota Amaral, presidente do Governo Regional dos Açores durante quase 20 anos, interpelou o Governo de José Sócrates sobre futuras utilizações para a Base das Lajes (ilha Terceira), que estarão a ser discretamente negociadas entre Lisboa e Washington.

Segundo avança a edição desta segunda-feira do Diário de Notícias, em causa está a possibilidade de as Lajes se transformarem numa base de treino para os novos caças F22 e F35, bem como sistema de armamento de mísseis hipersónicos.

Segundo noticiava o Expresso de 25 de Janeiro, que citava o Diário Insular da ilha Terceira, o processo negocial ter-se-á iniciado no ano passado, numa conversa com o então comandante na Europa da Força Aérea dos EUA, general William Hobbins, e o chefe português do Estado-Maior da Força Aérea, general Luís Araújo.

Num requerimento parlamentar, os deputados do PSD Mota Amaral e Joaquim Ponte, ambos eleitos pelos Açores, perguntam ao Governo se confirma esta negociação.

«Que contrapartidas poderão esperar os Açores se confirmar que no seu território se instalará uma das zonas de treino mais importantes do Ocidente e do mundo, quer para os EUA quer para a NATO?», interrogam ainda.

De acordo com o requerimento, as informações disponíveis revelam que o treino dos equipamentos em causa, muito sofisticados e de velocidades supersónicas, exige espaços enormes, hoje difíceis de encontrar no espaço continental europeu.

Daí a escolha das Lajes para base, dado que, além do mais, até dispõem de «uma capacidade logística com estacionamentos enormes, que permitem considerá-la como infra-estrutura de “luxo” para o treino da Força Aérea norte-americana».

Mota Amaral e Joaquim Ponte querem ainda saber se esta nova utilização pensada para a Base das Lajes implica, ou não, uma revisão do acordo de cooperação que regula a utilização daquela base pelos EUA.

Também perguntam se «a segurança das pessoas será agravada com o eventual surgimento desta nova infra-estrutura»; quais, nesse caso, as medidas que estarão a ser «equacionadas para minimizar esses riscos»; se o Governo «tenciona acautelar todas as condições de preservação ambiental da região através de aprofundados e rigorosos estudos de impacto ambiental sobre a zona a afectar aos treinos»; e, por último, se as autoridades dos Açores «já foram ouvidas» e, em caso afirmativo, «que posição assumiram».


Fonte da notícia: Diário Digital

Etiquetas: , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer