Estudo diz que 85 por cento de spam deriva de PCs com vírus em todo o mundo
Todos os dias, meio milhão de novos computadores pessoais são afectados com bots, segundo o estudo feito pelo PandaLabs, o laboratório anti-vírus da Panda Security, no seu relatório anual de 2007, noticia o site de informática PC Actual.
Os bots são programas instalados num computador através da Internet, e aguarda o comando do seu criador, que pode controlar totalmente o sistema afectado. Quando este tem o controlo sobre centenas de computadores, o pirata informático, ou hacker, cria o que é chamado de botnet, uma ligação em rede entre todos os sistemas com bots.
Segundo o estudo, aproximadamente 11 por cento dos computadores pessoais do mundo fazem parte destas botnets, e são responsáveis por 85 por cento de todo o spam que é enviado pela Internet.
Em 2007 foram descobertas pelo PandaLabs diversas ferramentas como o Zunker e Barracuda, que eram usadas para administrar redes de bots em milhares de computadores espalhados em mais de 50 países.
O lixo electrónico foi também uma das maiores ameaças durante 2007, sendo que 50 por cento do correio electrónico recebido pelos usuários domésticos eram spam, enquanto em ambientes corporativos a percentagem ficou entre os 80 e 95 por cento.
A respeito da origem do lixo electrónico, 59 por cento é enviado a partir da Rússia, enquanto 23 por cento vem dos EUA. A Turquia (6,12 por cento), Alemanha (5,77 por cento) e o Reino Unido (3,16%) são outros países que enviam uma percentagem significante de spam.
Fonte da notícia: Portugal DiárioFonte da notícia:
Público.ptEtiquetas: anti-vírus, botnet, bots, Computador, Informática, spam, Vírus