Para ver efeito especial, por favor, clique nesta imagem e aguarde uns segundos
Açores, Azores, férias, vacation, passeio, natureza, paisagem, holiday, turismo, trabalho, casa
Um grande satélite espião dos EUA perdeu força e propulsão e pode atingir a Terra no fim de fevereiro ou em março, segundo o governo americano.
"As agências apropriadas estão monitorizando a situação", disse Gordon Johndroe, porta-voz do Conselho Nacional de Segurança. "Ao longo dos anos, vários satélites saíram de órbita e caíram sem oferecer perigo. Estamos avaliando as possibilidades para mitigar qualquer dano possível que esse satélite possa causar."
O satélite, que não pode mais ser controlado, poderia conter materiais perigosos, e não se sabe em que parte do planeta ele cairá. As autoridades falaram em condição de anonimato, pois o assunto é considerado confidencial.
Johndroe não comentou se há a possibilidade de o satélite ser derrubado por um míssil. O porta-voz afirmou que seria inapropriado discutir detalhes neste momento.
Um alto membro do governo afirmou que legisladores e outros países estão sendo mantidos a par da situação.
O último aparato da Nasa que entrou sem controle na Terra foi a Skylab, uma estação espacial de 78 toneladas que saiu de órbita em 1979. Seus destroços caíram sem causar danos no oceano Índico e em uma área remota do oeste australiano.
Autoridades acreditam que, em 2002, os destroços de um satélite de 3.000 kg entrou na atmosfera terrestre, e seus destroços teriam caído no golfo Pérsico.
Etiquetas: espião, EUA, órbita, perigo, satélite