} Galeriacores Cartoon Notícias: Cimeira Ibérica na «casa forte» de Tibães

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Cimeira Ibérica na «casa forte» de Tibães


É uma cimeira que deveria ter acontecido em 2007, mas devido à presidência portuguesa da União Europeia acabou por ser adiada para os primeiros dias de 2008. O local é tão simbólico como representativo das ambições nacionais: o Mosteiro de São Martinho de Tibães, a cerca de seis quilómetros do centro de Braga.


Trata-se de um local único, não só pela beleza e peso histórico, mas também pela facilidade de uma estrutura de segurança, sabendo-se que estarão representados na reunião luso-espanhola os principais dirigentes políticos dos dois países, com destaque para os líderes dos dois governos, José Luís Zapatero e José Sócrates.


Inicialmente chegou a ser apontado o Theatro Circo como local ideal, mas Tibães viria a conquistar as duas partes, nomeadamente os espanhóis, agora que o Mosteiro se apresenta praticamente recuperado, depois de décadas de abandono, podendo oferecer onze salas com totais condições. As questões de segurança foram particularmente revistadas por agentes espanhóis, que passaram vários dias no local para se assegurarem que não havia falhas. Em todo o caso, a organização esteve a cargo dos serviços de segurança portugueses.


Um pormenor que atenta a segurança do local é o facto de oferecer a facilidade de aterragem de helicópteros. Será assim que Zapatero chegará ao local, vindo de Vigo. Outras restrições, nomeadamente ao nível dos acessos, afastarão do local eventuais curiosos ou manifestantes.
GNR, PSP, Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, Polícia Judiciária, SIS, Guardiã Civil, serviços secretos e segurança pessoal espanhóis terão uma representação forte na máquina de segurança organizada para o evento. Estima-se que estejam no terreno cerca de 500 pessoas, embora não exclusivamente nos 40 hectares que circundam o Mosteiro.


«Inundados» de história


Tibães tem uma enorme representatividade histórica e talvez a Cimeira sirva precisamente para lhe dar um brilho que andou esbatido durante décadas. O primitivo Mosteiro terá tido origem no começo da cristianização da zona, nos séculos VI ou VII, mas foi com os monges beneditinos, nos séculos XVI e XVII, que atingiu o seu máximo esplendor, até que, com a extinção das ordens religiosas masculinas, em 1834, foi vendido em hasta pública. Ficou nas mãos de privados até 1986 e, apesar de ter sido considerado imóvel de interesse público, caiu em ruína e foi votado ao esquecimento.


O Estado resolveu intervir, pelo que o ex-Instituto Português do Património Arqueológico investiu 13,5 milhões de euros na sua recuperação. A segunda fase já arrancou e tem um prazo de execução de 720 dias, procurando envolver trabalhos de restauro, intervenção nas paredes, pavimentos e tectos em pedra, bem como a construção de uma estrutura de betão armado e uma outra metálica e mista no edifício actual. O que será mais difícil de recuperar é o espólio perdido, que tem vindo a ser readquirido aos poucos.


Uma jóia portuguesa que será apreciada durante dois dias na 23ª Cimeira Ibérica.


Fonte da notícia: Portugal Diário

Etiquetas: , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer