Um deputado francês lançou hoje uma campanha a favor da emissão de uma nota de um euro, que daria aos Europeus uma melhor percepção do valor da moeda única no mercado internacional, nomeadamente em relação ao dólar.
Louis Giscard d'Estaing, deputado do partido no poder UMP (direita) e filho do ex-presidente da República Giscard d'Estaing, defendeu a proposta num encontro com a imprensa, argumentando que a circulação de uma nota de um euro permitiria aos europeus ter "uma justa percepção do valor da sua moeda, quando a paridade do euro faz da moeda europeia uma divisa forte".
A circulação de uma nota de um euro teria "consequências práticas e simbólicas" para o cidadão europeu, sustentou.
"O interesse da nota de um euro, é antes de mais nada, de passar a ter o equivalente da nota de um dólar, quer dizer um meio de transacção para pequenos montantes utilizáveis no mundo inteiro, por que as moedas nunca são trocadas", explicou o deputado que é também presidente da câmara de Chamalières (centro da França), cidade onde são impressas as notas na França.
O Tratado da União Europeia estipula que só o Banco Central Europeu (BCE), presidido pelo francês Jean-Claude Trichet, está "habilitado a autorizar a emissão de notas". Sete notas estão actualmente em circulação, de 5, 10, 20, 50, 10, 200 e 500 euros.
Fonte da notícia: Sapo Notícias Lusa
Etiquetas: campanha, Deputado francês, notas de um euro, proposta, UE