Alemães descobriram identidade de Mona Lisa
Académicos afirmam ter resolvido o enigma que dura há séculos
Um grupo de académicos alemães da Universidade de Heidelberg afirmou ter descoberto o enigma por detrás da identidade do famoso quatro de Mona Lisa, informa o El País.
Os investigadores afirmam ter chegado à conclusão através de umas notas do autor Agostino Vespucci, num livro de 1503, que confirmam que Lisa del Giocondo é a modelo de um dos retratos mais famosos do Mundo, da autoria de Leonardo Da Vinci.
A dúvida permanece há vários séculos, apesar das várias teses apresentadas pelos historiadores. Algumas acreditavam que a mulher do retrato seria amante de Da Vinci, outros apontavam-na como mãe do pintor e a hipótese mais extravagante que afirmava que o quadro seria um auto-retrato do próprio artista.
O estudo dos académicos corrobora com a hipótese mais comum, que afirma que a modelo do quadro é Lisa Gherardini, a mulher do poderoso mercador de Florença, Francesco del Giocondo.
Fonte da notícia: Portugal Diário
Etiquetas: alemães, identidade, Leonardo Da Vinci, Mona Lisa, pintura
2 Comentários:
Será que conhecemos todas as personagens dos outros quadros? Porquê esta fobia em torno deste...
Este quadro de Da Vinci sempre suscitou em mim e em muitos outros, ao longo dos anos, grande interesse e curiosidade. Todos os artistas de uma forma geral sempre se interessaram por esta personagem quase "mística" da Mona Lisa. Tenho um amigo nos Estados Unidos que também é um grande artista plástico e uma vez decidiu pintar uma réplica dela para me oferecer. Devo dizer que ficou exactamente igual ao original, é uma cópia perfeita com todos os pormenores exactamente igual àquela de Da Vinci que guardo com muito orgulho na minha galeria. Por conseguinte, acho que é bom que eles agora tenham descoberto a identidade dela. Todavia uma das coisas que eles não conseguem descobrir nunca é o facto se ela era ou não uma amante secreta do artista, isso aí é outra questão que infelizmente, em meu entender, fica por responder.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial