} Galeriacores Cartoon Notícias: Açores interceptam ameaça terrorista à Torre Eiffel

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

sábado, 12 de janeiro de 2008

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Açores interceptam ameaça terrorista à Torre Eiffel

O Gabinete Coordenador de Segurança (GCS) confirmou ontem que controladores de navegação aérea, em Santa Maria, nos Açores, interceptaram uma comunicação de rádio, dando conta de ameaças terroristas à Torre Eiffel, em Paris.

Segundo o secretário-geral do GCS, general Leonel Carvalho, adiantou ao JN, a comunicação foi interceptada por controladores aéreos civis portugueses, na ilha de Santa Maria, uma "comunicação terrestre" que envolveria um atentado terrorista contra a Torre Eiffel.

Leonel Carvalho declarou ter apenas conhecimento de "informações genéricas" do Instituto Nacional da Aviação Civil (INAC), e de que, na comunicação detectada, "nada ligava o atentado a aviões". Apenas revelava que o alvo seria o monumento parisiense e havia referências à colocação de um engenho explosivo por via terrestre.

O secretário-geral do GCS adiantou que a informação foi transmitida ao INAC, que dela deu conhecimento imediato à Polícia Judiciária (PJ) e ao Serviço de Informação e Segurança (SIS), a "secreta" portuguesa.

A PJ,tendo competências de prevenção e investigação do terrorismo e fazendo a ligação nacional com a Europol e a Interpol, comunicou às autoridades francesas a informação recolhida pelos controladores portugueses.

No entanto, segundo especialistas militares adiantaram ao JN, "é difícil saber a origem exacta da comunicação, tanto mais que foi recebida em ambiente marítmo, onde é fácil a propagação. As ondas podem ressaltar em vários obstáculos e isso dificulta a localização da origem".

Fontes policiais confirmaram ao JN a dificuldade em conhecer a origem, mas mesmo assim estão a enviar a pouca informação recolhida a congéneres internacionais, para tentar estabelecer um padrão. Mas não é descurada a sua importância "No terrorismo qualquer informação nunca pode ser ignorada". Tanto mais que que na mensagem havia referência à al-Qaeda.

O Gabinete de Comunicação da empresa Navegação Aérea de Portugal (NAV Portugal) - encarregada da gestão e do apoio à navegação aérea em todo o território nacional - disse ontem ao JN que, "sobre este assunto concreto, não faz quaisquer declarações".

A generalidade das edições digitais dos principais jornais e revistas franceses noticiavam ontem que a Direcção da Vigilância do Territóirio (DST) - um dos serviços secretos franceses - tenta identificar os autores da comunicação, interceptada na madrugada de anteontem, por controladores aéreos civis portugueses. A Imprensa francesa revela ainda que a referida comunicação - "vaga e confusa", segundo fonte policial francesa - foi interceptada numa emissão de rádio de ondas curtas.

A edição digital do vespertino francês, "Le Monde" revela que, na sequência da comunicação interceptada nos Açores, as autoridades francesas não reforçaram o dispositivo de segurança activado há vários meses em Paris. "Não é necessário, porque estamos em'Vigipirate' vermelho há vários meses. É o nível [de vigilância] mais elevado antes do alerta vermelho, que é activado quando há atentados", disse ao referido jornal uma fonte da Câmara de Paris (ver caixilho).

Fonte da notícia: Jornal de Notícias

Etiquetas: , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer