Uma tradição portuguesa já secular mais uma vez se cumpriu, tendo por cenário o Palácio de Sant´Ana, residência oficial de Carlos César, Presidente da Região Autónoma dos Açores.
Ontem, à noite, o Grupo de Serenatas e Cantares de S. Pedro, cantando “as janeiras” à porta da sede da Presidência do Governo dos Açores, esperou que lhe fosse franqueada a entrada para saudar Carlos e Luísa César, desejar-lhes um bom ano e, como recompensa, aquecer ainda mais as vozes com licores regionais e reconfortar estômagos com bolachinhas e biscoitos.
Como toda a tradição que se mantém bem viva, todo o ritual foi cumprido à risca, com muitas canções a ecoarem pelo palácio, muito calor humano na troca de presentes e de desejos de felicidade no ano que agora começa e com genuína satisfação por uma jornada de fraternidade que encontrou na tradição um excelente pretexto.
Há mais de vinte anos que o Grupo de Serenatas e Cantares de S. Pedro, do concelho de Vila Franca do Campo, se dedica a manter vivas algumas das tradições mais populares no país e, em especial, na região, percorrendo freguesias e vilas a cantar, ora “as janeiras”, como ontem, ora “às estrelas”, como irá acontecer dentro de menos de um mês.
O grupo tem cerca de quarenta elementos, é dirigido por Conceição Quental, estando a direcção musical a cargo de Nuno Ventura.
Fonte da notícia: GaCS
Etiquetas: Açores, Carlos César, Palácio de Sant'Ana, Ponta Delgada, Presidente dos Açores