O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ameaçou agir contra interesses dos Estados Unidos da América (EUA) e da Espanha no país.
Chávez, que este domingo submete a sua proposta de reforma constitucional a um referendo nacional, prometeu que, se os norte-americanos tentassem boicotar o acto eleitoral, “não haverá nem mais uma gota de petróleo” para os EUA.
No comício de encerramento da campanha para o referendo, Chávez afirmou que a segurança das instalações petrolíferas será reforçada com forças militares no domingo.Relativamente à Espanha e ao incidente com o Rei Juan Carlos, que o mandou calar, durante a Cimeira Ibero-Americana, o presidente venezuelano voltou a insistir num pedido de desculpas. Caso o monarca espanhol não aceda ao pedido, Chávez ameaçou tomar medidas contra os interesses de Espanha na Venezuela. “Compraram alguns bancos aqui. Não me custa nada voltar a nacionalizá-los”, afirmou, referindo aos grupos Santander e BBVA.
Na consulta popular de amanhã, cerca de 16 milhões de venezuelanos irão votar uma reforma constitucional à Carta Magna de 1999, com base na qual Chávez reforça os seus poderes, incluindo a possibilidade de se manter indefinidamente na presidência e propondo algumas medias de carácter económico e social.
Fonte da notícia: Correio da Manhã
Etiquetas: América Latina, Hugo Chávez, Venezuela