} Galeriacores Cartoon Notícias: Analfabetismo de adultos persiste

Home

 

Galeriacores Cartoon Notícias

Um blog de cartoons sobre as notícias da actualidade. Um sector informativo do Grupo Galeriacores.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Fazer dinheiro, trabalhar em casa, ganhar muito dinheiro, emprego, ser rico, criar empresa, fazer dinheiro, computador


Analfabetismo de adultos persiste

Apesar de progressos na escolarização das crianças, analfabetismo de adultos persiste


Os progressos na escolarização das crianças e a persistência do analfabetismo nos adultos são duas das conclusões do relatório anual da UNESCO sobre educação apresentado hoje, noticia a Lusa.


O relatório «Educação para todos» é publicado anualmente desde a conferência de Dacar, em 2000, quando 164 governos se comprometeram em atingir determinados objectivos na educação para as crianças, jovens e adultos até 2015.


Como aspectos positivos, o relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura assinala que desde 2000, o número de crianças que inicia a escolaridade aumentou nitidamente, há cada vez mais raparigas na escola e aumentaram os gastos com educação e apoio.


As más notícias são que a baixa qualidade e o alto custo da educação, assim como a persistência de altos níveis de analfabetismo, põem em risco as hipóteses de cumprir os objectivos estabelecidos em 2000, segundo a UNESCO.


O relatório da agência da ONU indica que no ensino primário o aumento entre 1999 e 2005 foi de 41 milhões de alunos (de 647 para 688 milhões), com subidas de 36 por cento na África subsaariana e de 22 por cento no sul e oeste da Ásia.
Em todo o mundo, o número de crianças fora da escola diminuiu de 96 milhões em 1999, para 72 milhões em 2005.


Desigualdades de acesso à escola


A organização observa, no entanto, a persistência de desigualdades profundas no acesso à educação, entre zonas urbanas e rurais, entre categorias sociais e em relação às crianças com deficiência.


A desigualdade continua ainda entre os sexos e a UNESCO lembra que «o facto de se ser uma rapariga aumenta a probabilidade de não escolarização», para indicar que a proporção de raparigas entre as crianças que não vão à escola apenas diminuiu dois por cento entre 1999 e 2005 (de 59 para 57 por cento). É no sul e oeste da Ásia (66 por cento) e nos Estados árabes (60 por cento) que as raparigas são mais discriminadas, refere a organização.


Além das taxas de escolarização, são assinaladas ainda as grandes diferenças ao nível do ensino proporcionado, muitas vezes devido à insuficiência de meios.


«Apesar de cláusulas constitucionais na maioria dos países garantindo educação primária gratuita, a maior parte das crianças das escolas primárias públicas tem algum tipo de despesa, que algumas vezes representa até um terço do rendimento da família», assinala.


774 milhões de adultos são analfabetos


Em relação ao analfabetismo que atinge em todo o mundo 774 milhões de adultos (um em cada cinco ou um em quatro no caso das mulheres), a UNESCO lamenta que continue a ter «uma atenção mínima» no que se refere a políticas de educação.


Classificando de «escândalo» aqueles números, a organização salienta que «sobretudo o analfabetismo das mulheres tem forte influência na educação e saúde das crianças».


Mais de três quartos dos analfabetos adultos no mundo vivem apenas em 15 países, oito dos quais muito populosos (Bangladesh, Brasil, China, Egipto, Índia, Indonésia, Nigéria e Paquistão), e encontram-se ainda taxas de alfabetização inferiores a 50 por cento em vários países do sul e do oeste da Ásia e da África subsaariana, assinala a UNESCO.


Fonte da notícia: Portugal Diário

Etiquetas: , , , ,

1 Comentários:

Blogger PDivulg disse...

E mais acrescento: Anda agora o governo a dar cursos de "novas competências (ou novas oportunidades)" supostamente para dar formação aos adultos com equivalências ao 9º e 12º anos. No entanto são cursos "fantoches" pois vejo as pessoas a sairem ao fim de 3 meses iguais aquilo que entraram, trazem um canudo é certo, e mais um portátil por 150€, mas aprendizagem real? Não me parece...
Viva os interesses!... Mas não é assim que Portugal saira´da cauda europeia.

30 novembro, 2007 07:42  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial


Jorge Goncalves

web site hit counter

Add to Technorati Favorites
Estou no Blog.com.pt

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos


Pesquisa personalizada

Outros blogs de interesse:

Notícias da Ilha Graciosa
Notícias dos Açores
Curiosidades
TV grátis via Satélite
Satellite free TV
Desgarradas pela Internet
O mundo da música grátis
Plantas Milagrosas
Saúde e dietas
Galeriacores cartoon humor


Photography Newsfeed:




Galeriacores © Some rights reserved

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Contacte o dono deste blog:

Galeriacores@gmail.com




Melhor visualização com a Internet Explorer / Best viewd with the Internet Explorer